sábado, 10 de agosto de 2013

BC Porque Sou Ativista da Amamentação? Post de quem não amamentou.









Foto do logo da Blogagem Coletiva "Porque eu sou ativista da Amamentação"nas cores rosa antigo e amarelo creme. No centro uma imagem que lembra uma mãe amamentando seu filho.

Do Blog da Luma de Luma, yes party



Me preocupei em agradecer o convite e justificar o porquê que eu não iria participar de sua BC.
E foi a resposta de Luma, que encorajou-me a fazer este post.

Com um pouco mais de detalhes, mas o que relatei para Luma foi:




Eu não amamentei meus filhos.

Fui uma mãe de recém nascidos do tipo "agoniada".

Angustiava-me muito com o choro deles e não saber porque choravam (talvez o motivo fosse justamente este: a falta de calma), deixava-me muito ansiosa.

A dificuldade em sugar o seio, não saber se a quantidade que mamavam tinha sido suficiente, levou-me ao recurso da mamadeira.

Resultado: não foi boa a relação entre eu X amamentação.

Sinceramente, sem nenhum orgulho eu confesso que quando o pediatra recomendou o leite de mamadeira, senti um grande alívio, mas carregado de culpa.

Hoje somos todos felizes e eles se tornaram dois homens lindos e fortes.


Graças a Deus, eles nunca tiveram problemas de saúde e tudo foi superado.

Só não vou participar da sua BC, continuei explicando para Luma, porque acho que essas campanhas deixam muita dor na consciência da  mães que como eu não amamentaram seus filhos, como se tivéssemos sido "menos mãe".

Mães que não amamentam seus filhos, os amam tanto quanto aquelas que amamentaram. O que seria dos filhos adotivos  se isto não fosse verdade. Nos preocupamos com a mesma intensidade com a sua alimentação, com a sua educação, com a escola e todo o seu desenvolvimento psicossocial.

Gripe, dor de garganta, dor de ouvido, infecções são doenças que qualquer criança pode ter independente de ter sido ou não amamentada.

CLARO que não sou contra a amamentação, mas a "condenação psicológica e emocional" que recebemos destas campanhas é muito forte.

As vezes que posicionei-me sobre este assunto, fui alvo de críticas porque o assunto é muito polêmico, mas hoje encorajei-me e estou aqui para apoiar a amamentação, mas principalmente dizer para as mães que não amamentaram seus filhos, independente do motivo, que somos normais.

Algo que nada tem a ver com amamentação, mas que fico indignada quando ouço, são os depoimentos de "famosos" dizendo que o seu filho " é um presente de Deus" , que amamentação é um ato de amor, que o bebê não incomoda nada, que só acorda, mama e dorme e que em sessenta dias estão em plena forma física para as fotos sensuais. Ou seja, nós somos um lixo.

Criança que não faz a mãe perder uma noite de sono, é criança que tem uma entourage a sua volta ou em volta de sua mãe.

As minhas noites perdidas causada por choro de filho começaram no dia em que nasceram, ainda na maternidade.
Graças à Deus.

Luma, agradeço o convite, desabafei e espero muitos outros.

Um grande abraço à todas as mães que amamentaram ou não os seus amados filhos.



4 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Olá Raquel!
Vim aqui porque estou participando da BC sobre amamentação. Adorei o seu desabafo. Sempre tudo está certo sob a minha ótica. E sempre tudo é como deve ser.
Minha filha, meu terceiro bebê, não pode mamar. Primeiro por complicações pós parto que tive. Segundo por ela ter ficado gravemente doente e internada em hospital... e as pouquíssimas mamadas foram suspensas. E nem por isso a amo menos, ou, ela me ama menos.
Ser ativista da amamentação não deve implicar em críticas e sim, ajudar as mães, principalmente as mães de primeira viagem, com lucidez.
Parabéns! Eu gostei da sua participação.
Um abraço gostoso.
Astrid Annabelle

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!!
Como já lhe disse: "Você agiu com excesso de responsabilidade. Você se cobra demais!" Nem todas as mulheres possuem um aparato físico que as ampare e as deixe livre para apenas amamentar. Parece que agora, com as campanhas, as mulheres estão recebendo mais informações e sabendo onde recorrer. Eu quando fiz o pré-natal, em algum momento o médico explicou como era a amamentação em si. Apenas disse-me para banhar os seios com sol para fortalecer os bicos do seio. No hospital, fiquei desacordada quase 7 dias, pois tive um parto de risco, perdi muito sangue e quase a vida. Deram chuquinha para o meu filho. Quando voltei para casa, tive que ensiná-lo a pegar o peito e como disse-lhe foram 15 dias de luta. A minha sorte é que não estava sozinha.
Essas famosas usam o filho para promover a vaidade. Todas sabemos que a mulher que amamenta, o útero chega ao lugar mais rápido, pois a cada sugada, o útero se contrai. Aliado à isso, o gasto calórico para realizar a amamentação é alto para a produção de leite. E elas fazem dieta na amamentação, comprometendo a própria saúde. Assim que chegam ao peso ideal, desmamam a criança.
Raquel, eu já lhe admirava e agora passei a admirá-la mais ainda!!
Obrigada por participar da blogagem coletiva!!
Beijus,

Raquel Ramos disse...

Obrigada Luma palavras muito doces. Fiquei impressionada com a tua história, isso sim é uma mãe "amamentadeira". Abraços.

Raquel Ramos disse...

Oi Astrid. Sua história comprova que não somos menos mãe por amamentar ou não. Obrigada e abraços.