quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

O #SUPERLINDA PELAS ESTRADAS DO BRASIL AFORA


Foram 7940 km rodados pelas estradas do Brasil durante 31 dias. Nunca poderia imaginar uma experiência tão rica.

Quem acompanha o #superlinda observou que durante este mês de janeiro reservei o blog para publicações dessa viagem de Joinville(SC) à Santarém(PA) com destino à Alter do Chão. Ainda tenho muitas histórias para contar e outras tantas lembranças que ficarão guardadas comigo pelo resto da minha vida.

Mas este post de hoje é especialmente para VOCÊ. Meu parceiro, meu companheiro, meu amigo. Quero agradecer o carinho, o cuidado, a gentileza, a educação, a atitude, a paciência, o bom humor, a compreensão, mas principalmente o RESPEITO que você teve por mim.

Você é um homem digno e tem personalidade. Você me fez rir muito, soube fazer um dia diferente do outro, limpou minhas lágrimas com seu sorriso. Não vislumbro a possibilidade dessa viagem ter acontecido se eu não tivesse conhecido você. Expor minha vontade de realizar uma viagem assim, coincidir com a possibilidade de você me proporcionar, somada à empatia que aconteceu entre nós dois, só pode ser uma daquelas situações baseadas na expressão "nada acontece por acaso". 

Durante todo o tempo não tive vontade de estar em nenhum outro lugar, senão aquele em que estava e de estar ali com você. Lembro de já ter dito isso...rsrs

Um homem não se mede pela sua profissão e sim por sua índole e caráter. Com anos de experiência nas estradas você me transmitiu segurança e tranquilidade durante todo o percurso. Fez desta viagem uma aula de conhecimentos gerais mostrando os problemas das rodovias no Brasil, das estradas pedagiadas, esburacadas e sem duplicação. Os desmandos com desperdícios do dinheiro público em obras e pontes inacabadas e me divertindo contando casos engraçados, outros de perigos ocorridos em suas viagens.
Adquiri conhecimento, desfrutei das belezas naturais no trajeto, bebi sucos, comi frutas e comidas típicas da região. Conversei com pessoas que vivem realidades muito diferentes da minha e o que ouvi só me fez crescer.
Vivi um mundo banhado de preconceito, onde todo caminhoneiro é vagabundo (sim é isso que a grande maioria pensa) e a mulher ao seu lado uma "mal-afamada" como diria a minha avó. O que vi foi uma rotina dura e cansativa de trabalho, de homens acompanhados de suas esposas e filhos, outros com suas namoradas ou companheiras e muitos deles sozinhos. Não vi em momento algum, nenhum sinal das orgias que pairam_em nossos pensamentos_ sobre a vida nos postos de combustíveis.

Saí para esta grande aventura, meio fugida dos filhos, como adolescente dos pais. Digamos que "omiti" o meio de transporte que seria usado na viagem. Para tranquilizá-los mandaria notícias/fotos diárias, foi essa a minha promessa. E o fiz.
Inteligentes que são, não demoraram a tirar suas conclusões e veio a pergunta:
_Mãe tu estás viajando de Scania???
Caí na risada e não tendo mais o que esconder respondi:
_Não é Scania é um Volvo.
O que ouvi na chegada foi: 
_Legal mãe, agora tu vas conhecer todo o Brasil de caminhão.

O apoio dos filhos, do meu irmão e de alguns poucos amigos à quem eu havia confidenciado era o que faltava para coroar essa incrível viagem de pleno êxito.
  
Aprendi. Você soube me conquistar e derrubou também os meus preconceitos. Não sou a mesma de ontem nem igual a de amanhã. Feliz com quem quer me ter feliz.
VIVI UMA DOCE AVENTURA.

6 comentários:

Mônica Raouf El Bayeh disse...

uauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!! Q venham mts outras!

Raquel Ramos disse...

Virão muitas. Beijos

José Carlos Bortoloti disse...

Admirada Raquel!

Em principio fiquei feliz pois estava realizando meu plano de viagem que já esta no papel. E la foi "Rachel Geographic" mostrar o Brasil que nao conhece o Brasil!
Aos poucos fui sentindo que além da viagem, outra "viagem" estava ocorrendo.
E confesso-te: Fiquei com a mesma alegria dos teus filhos
- Mãe que legal! Viajar de caminhão!
És uma guerreira, sempre teve minha admiração e respeito.
Agora mais ainda, acrescento afetos neste coração gigante que tens e partilha com todos.
Posso te dizer, COLEGA (diploma é só questao acadêmica) Amei espalhar cada parada tua e cada postagem que mostrou um Brasil que amamos.
E felicissimo com tua alegria.

Cumprimentos corajosa e determinada amiga.

Com carinho e admiração

José Carlos Bortoloti
Passo Fundo - RS
www.epensarnaodoi.blogspot.com.br

Raquel Ramos disse...

Obrigada meu amigo. O bom sentimento dos amigos, como é o seu, só acrescenta alegria para mim.

Helio disse...

Excelente seu texto e acompanhei passo a passo sua viagem , só não tinha lido exatamente esse texto . Daí a comprovação : Sua viagem vai se chamar Em busca da felicidade .

Raquel Ramos disse...

Gostei Helinho. Em busca da felicidade é o que todos devemos buscar na vida. Obrigada.