terça-feira, 8 de novembro de 2016

Museu da Imagem de Araquari

       
Araquari, uma cidade com pouco mais de 30 mil habitantes, distante 20 km de Joinville, é sede da única filial da BMW no Brasil e se destaca também por um museu, que é da maior importância para o mundo da fotografia. Feito em parceria com a Prefeitura, o museu tem um acervo particular de Luiz Hille, um entusiasta da fotografia. 

Tudo começou quando Luiz teve que dar um destino para as 300 máquinas fotográficas que tinha em casa. Algumas suas, outras presenteadas por amigos. Após várias tentativas junto à Prefeitura de Joinville, sem obter sucesso, o empresário recebeu da cidade de Araquari o apoio e a infraestrutura que precisava para colocar em prática o seu projeto. Foi então que em agosto de 2012 inaugurou o Museu da Imagem de Araquari.

O casarão que hoje guarda as peças históricas foi todo reformado pela Prefeitura, que disponibiliza telefone, computador, internet e três funcionários que se revezam no atendimento do público. Todas as mudanças foram feitas sob o olhar do proprietário das peças, que pelo menos uma vez por semana visita o local.

O Museu de Imagem de Araquari centraliza um trabalho de resgate da história da cidade por meio de fotografias antigas de propriedade particular dos habitantes da cidade. A participação da população é importante e efetiva. A comunidade colabora levando até o museu suas fotos pessoais, que são reproduzidas ou fotografadas novamente, ampliadas, catalogadas e expostas ao público pelo dono do acervo.

“Lambe-lambe” e película de vidro são peças que Luiz se orgulha de citar como relíquias. Tudo está catalogado com o tipo de máquina, o país de origem, o ano de fabricação e com o nome do doador. “Recebemos também doações de qualquer peça ou acessório que envolvam imagem. Projetores de slides, de filme, filmadoras ou rolos de filme”, diz Luiz Hille, que completa: “A população da cidade reconhece o valor deste museu e sente orgulho de ver sua história ali contada”.

Texto de Raquel Ramos para o Blog Trim Revista
Fotos de Wanessa Fock Ferreira







Nenhum comentário: