terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

O Espetáculo da pesca de rede


Foto do mar de Meia Praia com pescadores puxando a rede
Rede de arrasto, arrastão de pesca, arrasto de praia, arrasto de rede, são vários os nomes que recebe esta pratica de pescadores praianos. 

Uma pescaria dita artesanal em que os pescadores jogam as redes no mar, usando um barco até alcançar uma distância considerável da praia e então a puxam, por cerca de 4 horas,  através de cabos feitos de corda.

A ação exige força física, executada por homens em movimento sincronizado e o fazem silenciosamente.Uma pescaria dita artesanal, que se transforma em atração sempre quando os peixes surgem e refletem seu brilho por entre as tramas da rede. 

Ela acontece sempre no início do dia ou ao final da tarde, realizada entre membros de uma família, amigos e a comunidade. O resultado final da pesca é dividido por quem puxou a rede e vendidos, ali mesmo, na areia aos fregueses da praia.  

É sempre igual. Aos poucos o povo vai se juntado à sua volta para ver o que "vai dá na rede hoje". Nada muda, nem mesmo as expressões de admiração que arranca do rosto das pessoas na praia. 

Desde criança vejo este espetáculo nas areias de Porto Belo, Itapema e Meia Praia em Santa Catarina, infelizmente cada vez mais raros.


Foto do mar e da areia de Meia Praia com pessoas se juntado para ver a chegada da rede
No primeiro plano, foto do pescador recolhendo a rede sobre a areia da praia.

Foto do pescador separando os peixes na areia com adultos e crianças a observar.

Foto geral das pessoas olhando os peixes e a rede na areia da praia.

Nenhum comentário: