quarta-feira, 15 de agosto de 2018

SuperLinda pelo Brasil afora - Salvador BA


Fernanda no Dique do Tororó. No fundo, esculturas dos Orixás.



Por Fernanda de Lourdes Pereira

Aquele click para o @raquelsuperlinda, aqui do Dique do Tororó.
A represa construída no século 17, para abastecer a cidade a função de protege-la das invasões, hoje, está tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional .

Transformada em área de laser para a população com pista de caminhadas, raias para a prática esportiva de remo, decks para pesca, playground, anfiteatro, pedalinhos e restaurantes, é também um ponto turístico de Salvador.

O Dique do Tororó abriga na sua paisagem além da Arena Fonte Nova, oito esculturas de orixás feitas pelo artista plástico Tati Moreno.  Desde 1998, Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã estão colocados sobre as águas,  refletidas no espelho d’água para  o prazer de quem visita o local.

À noite,  a iluminação cênica especial, reflete o brilho  das imagens e nos contagia com os mistérios desta fé .
Fernanda com a camiseta do blog superlinda. Ao fundo a nova sede da Arena Fonte Nova.
Fernanda no Farol da Barra.
Salvador, a primeira capital do Brasil, é também reconhecida, em todo o país e no exterior, por suas belezas naturais. A gastronomia de sabor único, a música, a arquitetura, e ainda, a alegria e receptividade do povo soteropolitano, encanta quem a visita.

A influência africana, essência desta cidade, faz dela o centro da cultura afro-brasileira. Fundada em 1549, por Tomé de Sousa e inicialmente chamada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Foi sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a partir do marco da fundação da cidade, no Forte de Santo Antonio da Barra.

Por isso que se diz que Salvador começou pela Barra, um dos mais tradicionais bairros da capital baiana, tem no conhecido Farol da Barra o ponto turístico principal. 

E o @raquelsuperlinda também passou por aqui, com Fernanda de Lourdes Pereira. Amigos que fazem do SuperLinda também um blog de viagem. 

@Farol da Barra, Salvador, BA

Vista noturna com iluminação do Farol da Barra
Vista panorâmica do entardecer na praia e do Farol da Barra
Vista noturna/panorâmica da praia da Barra
Entardecer no Farol da Barra.

Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

Nenhum comentário: