quarta-feira, 8 de maio de 2019

Curso Revolução de Resultados - Dr Paulo Guimarães Jr

Dr Paulo em frente ao painel sobre DHEA e Cortisol
Paulo Guimarães Jr, médico, nutrólogo, do Instituto Performance Humana, lançou no último dia 30 de abril, terça feira, o curso Revolução de Resultados, com uma palestra de 4 horas de duração. Os inscritos ainda têm direito a um ebook, aulão virtual com conversa e esclarecimentos sobre saúde, alimentação, nutrição e atividade física.

O curso tem o propósito de fazer o participante compreender e se integrar no processo de conhecimento dos elementos benéficos a sua saúde. Neste aspecto, discursou longamente sobre gordura corporal, o sono noturno, a importância do cortisol, como fatores desencadeantes de sobrepeso, obesidade e distúrbios hormonais.

O médico citou que "80% das queixas relatadas em consultório são de fadiga". Os pacientes reclamam de cansaço, sono durante o dia, e insônia. Ainda assim, quando chega no horário entre 22 e 23h, considerado correto para dormir, não conseguem.  "Parece", diz ele, "que dispara automaticamente uma bateria extra dentro das pessoas e elas só conseguem dormir de madrugada".

Esse é um fator altamente prejudicial à saúde. Dormir mal está ligado a capacidade de produção do cortisol que ocorre durante o sono da noite . O cortisol é um grande aliado no nosso organismo e é o primeiro a ser ameaçado quando alterada a rotina do nosso dia a dia. O estresse é o mal do século. "É preciso obedecer os limites do corpo, respeitar o período da noite, como um horário de regeneração do organismo" enfatiza o médico. Embora, reconheça que há pessoas que trabalham em horário noturno e ele próprio se dá como exemplo de quando era médico plantonista.

Foi abordado, também, sobre a importância da água. Alertou que o índice de pessoas desidratadas, porque não lembram ou não gostam de tomar água é grande. "Somente quando as pessoas decidem por realmente dosar a água que consomem, é que se dão conta, em sua maioria, de que não bebem nem um litro de água/dia" enfatiza.

O intervalo para um cooffe break de comidas fit foi bastante concorrido e bem apreciado.  O que deu direito ao palestrante para perguntar a todos, ao final, se "alguém comeu mal" ou se "a comida estava sem sabor".  Isto serviu de argumento para a tese de que comida, noite bem dormida, a importante e imprescindível atividade física, se bem trabalhados provocam aquilo que ele chama de Revolução do Resultados.

Para tanto é preciso também "Positividade" e foi sobre isso que Thiago Rodrigo falou. Ele contou a sua trajetória de vida. Entre altos e baixos, sucesso e conflitos e trouxe a palavra "indesistíveis" que ouviu de uma amiga, no sentido daquele que não desiste. 

Thiago, levou os participantes, em meio a risadas e descontração, a refletirem sobre o tema. Ele diz: "Desistir de um projeto é possível, o problema é quando desistir se torna um 'vício mental' e passa a ser  um padrão de comportamento". Atitudes que acabam interferindo até nos relacionamentos pessoais e muito comum quando se trata de assiduidade de atividade física e hábitos de saúde e alimentação.

Outro assunto levantado, na palestra, foram as dietas amplamente divulgadas nas redes sociais. Estas não podem ser seguidas sem orientação médica ou nutricional. Todo o conjunto de carboidratos, proteínas, tem que ser avaliado para cada paciente. "Se jejum intermitente, se dieta low carb, alimentos com ou sem glútem, todas tem indicação própria e o mau uso leva ao desequilíbrio nutricional" advertiu o médico.


O #SuperLinda se fez presente. Quem estava lá, aprendeu, se divertiu. O caminho foi mostrado, porém colocar em prática, depende de cada um. Para isso, é imprescíndivel perseverar. Acima de tudo, é necessário se tornar "indesistível" ou os resultados não se tornarão uma revolução

O curso Revolução dos Resultados está só começando. Este é um trabalho abrangente e complexo de conscientização, de mudança de comportamento. Paulo,  que também é especialista em longevidade, defende que "o nosso organismo é uma máquina. É um sistema de engenharia que precisa ser constantemente regulado". 

drpauloguimaraesjr@gmail.com
@drpauloguimaraesjr
Rua Henrique Meyer, 280 - Edifício Helbor Office. sala 905/906
Joinville


Post sem interesse ou troca comercial.
Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual.
Dr Paulo explica alguns destaques sobre alimentação: carboidratos, carne vermelha.
Thiago Rodrigo palestrando sobre Positividade
Buffet de comidas Fit, suco e água saborizada
Jarra de Kombucha - bebida feita a partir de um chá.
Buffet de comidas Fit
Dr Paulo e Raquel do blog #SuperLinda

Nenhum comentário: