terça-feira, 28 de maio de 2019

Libélula. A minha nova amiga do peito.


Broche de libélula prateado colocado no peito sobre a escrita do superlinda.com

Dizem que usar um pingente de libélula significa que há uma mudança acontecendo na sua vida ou que você está procurando seu próprio equilíbrio e controle mental.

As ideias fantasiosas associadas a este inseto me arrebataram. Adquiri o broche simplesmente porque achei bonito, algo no estilo retrô, e descobri maravilhas sobre a libélula. Ela é um inseto alado, que efetua seus movimentos com leveza, cheia de elegância e garbosa.

A magia que provoca com o poder que tem sobre a mudança da cor de suas asas a faz tão fêmea quanto as mulheres e suas constantes trocas de roupas. Dona do maior olho proporcional do reino animal, ela usa-o como um radar. Seus olhos podem ter até 30 mil facetas, o que lhe permite ter uma visão de 360 graus do ambiente. São ou não são características essencialmente femininas?
 
Ela nasce larva aquática, por isso qualificada como ninfa, é exigente e não habita água com alteração química ou sinal de poluição. Enquanto vive neste ambiente, foge dos sapos, peixes e pássaros para sobreviver. Já com asas, na condição de inseto, metamorfose que acontece naturalmente assim como com as borboletas, seus inimigos passam a ser as aranhas, louva-deuses e pássaros.

Dessa forma, embora de aparência frágil, ela demonstra bravura por toda uma vida. Talvez por isso, os japoneses usavam a representação da libélula, presa nos capacetes dos samurais como esperança de vitória sobre o inimigo e como símbolo de força e coragem.

Porém, não é só de significados positivos que vive a libélula. Nem ela, nem ninguém. Ter pensamentos negativos, lá na mais profunda escuridão dos nossos pensamentos, todos temos. Sou ré confessa e digo: também me identifiquei muito com as versões, ditas negras, da minha nova "amiga do peito".

Em contos suecos, por exemplo, há narrativas de que o diabo pesava a alma das pessoas usando uma libélula. Para os noruegueses a libélula “fura olhos” e para os holandeses “morde cavalo”. Ainda na Europa, ela pode estar associada às bruxas enviadas por Satanás para criar confusão. Chamada também de “cortadora de orelhas” ou “agulhas do diabo” por causa do seu corpo fino, de forma delgadas e longilíneo, nesse caso, faz parte da mais pura inveja que se abate sobre nós.

Assim vemos que os simbolismos da libélula variam entre significados positivos e negativos. Da transformação à vitória, da força ao equilíbrio, ou em dúvidas, confusões e "olho grande", cabe a você interpretar o significado de uma libélula em sua vida.

Quanto a origem de seu nome, as correntes de pensamentos, vêm do termo latino “libra” que significa balança, uma referencia ao perfeito equilíbrio que se mantém durante o seu voo. Enquanto outra corrente diz que a origem pode vir do termo latino “libellum” de liberdade ou da palavra “livro” porque suas asas em voo se parecem a um livro aberto.

E mais, diz a lenda que a libélula era um dragão muito sábio. Durante a noite, ela difundia a luz com sua própria respiração de fogo e assim teria criado a arte da magia e da ilusão. Um dia, porém o dragão acabou sendo prisioneiro de sua própria magia: para enganar um coiote se transformou em uma libélula, mas, ao fazê-lo, acabou ficando preso no novo corpo, perdendo todo o seu poder.

Portanto, cuidado: O dragão pode estar solto travestido de libélula.


Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual.

Nenhum comentário: