segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Os Murais de Lyon


Entre tantas particularidades, a cidade de Lyon se destaca pelos imensos murais pintados nas paredes dos prédios. São obras da cooperativa de artistas CitéCréation, criada em 1983. A cooperativa é formada por pintores muralistas, iniciou esse trabalho em Lyon, e depois se estendeu e se tornou famosa em outros países.

Este movimento foi feito com a intenção de revitalizar os distritos ou bairros centrais da cidade. Entre eles, Vieux-Lyon, Colinas de Fourvière, Croix Rousse e Presqu’ille onde há 162 edifícios e monumentos dentro de um centro histórico medieval tombado Patrimônio pela Unesco. Um grande desafio para não desfigurar  a Lyon de 2000 anos de história, a terceira maior cidade daquele país e o segundo destino turístico da França, depois de Paris. 

As pinturas são representações da vida cotidiana, de forma tão realista que você tem a sensação de querer tocar. São imagens que se tornaram parte integrante da paisagem urbana da cidade como sendo o visual próprio das suas ruas. 



Entre os mais famosos esta o "La Fresque des Lyonnais"  onde estão estampados os mais ilustres cidadãos de Lyon.  Além dos irmãos Lumière, tem Antoiné de Saint-Exupery e o famoso Paul Bocuse, conhecido como o melhor chef de cuisine do mundo. Explicam, que quanto mais alto for o andar onde o personagem estiver retratado, mais cedo ele se foi deste mundo terreno. Por isso Bocuse, falecido em 20 de janeiro último, está pintado no térreo.


Outra pintura muito famosa é a do mural "Mur des Canuts (1987) no distrito de Croix-Rousse. Ela é a maior pintura mural da Europa, com 1200 m2,  é a "Trompe l'oeil" ou "Ilusão de ótica". Tudo o que se vê na parede é uma ilusão. Incluindo a pintura do guindaste e do prédio ao fundo. O enorme mural é uma pintura de uma cena da cidade de Lyon.


Impossível resistir ao convite provocador da pintura para fazer uma foto sentada na escada. Ao lado a menina, de olhar desafiador, sugere que desvende a realidade e o efeito profundidade e perspectiva na parede.

Pintura do mural de nome Livro ou Biblioteca.
Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual. #pracegover

Nenhum comentário: