quinta-feira, 30 de julho de 2020

Dia da amizade sem data certa para comemorações


O Dia da Amizade se confunde com o Dia da Amigo na data da celebração mas não em sentimento. Cada vez mais as comemorações acontecem sem dia e hora certa, especialmente neste período de pandemia. Diariamente recebemos mensagens de carinho e amizade de todos os tipos. Quem tem amigo tem tudo, amizade é compartilhar tristezas e somar alegrias, #forçaamigo, entre outras que sempre nos fazem muito bem.

Esta é uma data que não está regida por lei, talvez por este motivo não exista um dia correto para festejá-la. Portanto se dia 20 de julho você recebeu mensagem de Feliz Dia do Amigo, assim como em 18 de abril, não estranhe. Da mesma forma o Dia da Amizade pode ser celebrado tanto em 14 de fevereiro quanto hoje 30 de julho.

Diante de tanta divergência, talvez valha a pena saber um pouco sobre a origem destas datas.


A história do Dia do amigo ou Dia da Amizade

No Brasil, a data mais usada para comemorar o Dia do Amigo é realmente a de 20 julho, assim como na Argentina, Chile, Uruguai e Moçambique. Já na Ásia, a celebração é feita no primeiro domingo de agosto com troca de cartões e presentes.

Com a globalização, datas e países distintas é possível que recebamos notificações de amizade dos mais diferentes lugares e em datas diversas. Porém tudo começou quando o dia  30 de julho foi instituído o Dia Internacional da Amizade pela Organização das Nações Unidas – ONU.

Esta iniciativa de reconhecimento internacional foi promovida, em 1958, pelo médico Ramón Artemio Bracho, do Paraguai. A campanha em favor da valorização e amizade entre as pessoas foi embasada na cultura da paz e recebeu o nome de Cruzada Mundial da Amizade.

Outro movimento que se destacou foi o de Enrique Ernesto Febbraro, da Argentina. A inspiração, do também médico, veio com a chegada do homem à Lua em 20 de julho de 1969. Ele viu no acontecimento um símbolo de união entre todos os seres humanos, capaz de superar desafios impossíveis. A relação dos fatos feita por Febbraro, no momento atual, parece mais real do nunca.

Já 14 de fevereiro, mundialmente conhecido como  Valentine's Day ou Dia dos Namorados, também é uma referencia como o Dia da Amizade, especialmente para nós brasileiros, já que celebramos o dia dos Namorados em 12 de junho. Origem, razão e motivos para tantas comemorações não se sabe, o que vale de verdade é a amizade.


A nova cara da comemoração de amizade é virtual



Em tempo de isolamento social as comemorações tiveram de ser customizadas para a forma virtual. Cartões, músicas, chamadas de vídeo e lembranças substituem o abraço não recebido.

Através das plataformas virtuais as distâncias desaparecem. Para isso promova encontros virtuais, faça contatos e converse. Sem atos ou decretos para regulamentar o ato da amizade aproveite para desfrutar de mais este dia com os amigos sem medo de transgredir as leis.


Foto: montagem feita com fotografia com mãos sobrepostas de várias pessoas legendadas com letras brancas comemorativas ao dias da amizade. #pracegover.

Arte: Leticia Rieper
Seu blog dá acesso ao deficiente visual?   

Nenhum comentário: