domingo, 29 de julho de 2012

Encontro de Blogueiros e o Ministro do Turismo


#Londres2012 Olimpíadas.

Os Jogos Olímpicos de Londres tornaram-se marcantes para o turismo brasileiro e para as Olimpíadas a se realizarem no Brasil.
A Presidente Dilma esteve lá, junto com alguns de seus Ministros para ver, ouvir, divulgar e principalmente, penso eu, obter informações de como se faz uma Olimpíada.
Através do twitter acompanhei "on-line" o encontro em Londres, de blogueiros de turismo e viagem, com o Ministro do Turismo, para debaterem o assunto.
Dia importante para os blogueiros, que estão se tornando e sendo reconhecidos como um novo elemento importante de atuação e divulgação do turismo.
Logo de início, a empolgação pela frase do dia twittada e retwittada, deu-me o tom da reunião. "Londres ta calor que nem Sao Luis do Maranhão!" - Gastão Vieira, Ministro do Turismo do Brasil @MTurismo. "
Continuando com: "Eu acredito na importância dos blogs para a promoção dos nossos destinos".
O que vejo é o governo deixando de lado as empresas oficiais no ramo de turismo, cansadas e calejadas de falar, pedir e implorar por melhorias em todos os setores do turismo e chamando para o seu lado, o mais novo canal, promissor e divulgador de turismo no Brasil, os blogueiros. Um reconhecimento de suma importância por alguém que ainda não tem voz ativa para grandes reivindicações. 
Os blogueiros por sua vez, sentindo-se reconhecidos e valorizados, aproveitam-se, com inteligência, do atual momento olímpico, de olho na hora em que este momento se repetirá no Brasil. 
A conclusão de que há muito o que fazer, pelo turismo, é coisa sabida desde os tempos de outrora e não só pelas Olimpíadas que acontecerão no Brasil. Ir à Londres neste período dos jogos, para discutir esse assunto é muito mais interesse político do que buscar melhorias para o nosso turismo.
As declarações que foram publicadas demonstram a precariedade e o amadorismo do planejamento do turismo no Brasil, se é que ele existe.
O Ministro Gastão Vieira disse: "Queremos colocar o turismo na pauta econômica brasileira, mas é preciso dar um passo de cada vez".
_Senhor Ministro, com todo o respeito, e o senhor sabe melhor do que eu que: Não há mais tempo para isso. Muito menos para fazê-lo "um passo de cada vez". O turismo traz, comprovadamente , recursos e divisas para a economia de qualquer país e o senhor diz que o Brasil, às vésperas de uma Olimpíada e  Copa do Mundo, ainda está na fase da intenção em colocar o assunto em pauta?
Infra-estrutura, saneamento, estradas, nós precisamos para vivermos, com turismo ou sem turismo. Neste caso, então deveria ser dito que só quando tivermos toda esta estrutura, é que vamos pensar em turismo, Olimpíada e Copa do Mundo.
Em certo momento, interferi perguntando para as blogueiras se não estavam achando o Ministro cheio de frases prontas e @HeloRighetto, presente no encontro respondeu "Sinceramente, não". Prontamente aceitei, afinal eu não estava lá, ouvindo todo o conteúdo da conversa.
O encontro se encerrou e nada mais foi dito. Entendo que não houve nada além disso.
Vago, pouco prático e de concreto, nada. 


Abaixo "copiei e colei" da timeline os post para que cada um tire a sua conclusão.

A frase do dia: "Londres ta calor que nem Sao Luis do Maranhão!" - Gastão Vieira, Ministro do Turismo do Brasil @MTurismo. "
Temos que fazer então os brasileiros viajarem pelo Brasil!
Segundo o Ministro, cada brasileiro gasta em média 5 mil dólares quando viaja para o exterior
Nerdsviajantes
Uau RT @DriMiller: A frase do dia: "Londres ta calor que nem Sao Luis do Maranhão!" - Gastão Vieira, Ministro do Turismo do Brasil @MTurismo. 
Nós também! \o/ RT @MTurismo: "Eu acredito na importância dos blogs para a promoção dos nossos destinos", min Gastão Vieira. #
Ministério do Turismo
"Eu acredito na importância dos blogs para a promoção dos nossos destinos", min Gastão Vieira. #BlogueirosMTur
RT AdrianaMuller
Aprendizdeviajante
Perguntei pro Ministro sobre a questão do preço: estão rolando algumas iniciativas pra baixar preços de diárias e passagens
Ele reconhece o problema, e tem trabalhado com hoteis e companias aéreas....
RT @MTurismo: "Quem viaja leva consigo uma expectativa de emoção muito forte", min. Gastão Vieira. #BlogueirosMTur #AgendaMtur. 
....reduzindo custos desonerando folha de pagamento e contas de energia elétrica, por exemplo
A ideia do @MTurismo é tentar fazer que hoteis reduzam suas diarias por terem custos de suas operações reduzidos
Importante esse encontro inédito com @MTurismo. No @fitcataratas e @EIBTUR ele reconheceu a importância dos blogueiros para o país.   
AdrianaMuller
O ministro tem falado bastante sobre os investimentos de infra-estrutura pela Brasil q vai além do obvio: saneamento, estradas etc @Mturismo
Ministro
"Queremos colocar o turismo na pauta econômica brasileira, mas é preciso dar um passo de cada vez", min. Gastão Vieira #BlogueirosMTur
@AprendizViajant @HeloRighetto Vcs ñ estão achando o Ministro todo armado com frases prontas, não?
@rranjos @AprendizViajant honestamente, não.
@HeloRighetto @AprendizViajant  ok! Pessoalmente, assistindo e ouvindo o todo…vou reconsiderar.
Aprendizdeviajante
Terminando o encontro com o Ministro Gastão Vieira, foi produtivo e positivo!
Há muito trabalho a ser feito pra melhorar o turismo no Brasil, vamos então conversar e cobrar deles! ==> @MTurismo 
Foi muito bacana representar os blogueiros brasileiros de viagem! Esse convite é um sinal de que as coisas tendem a caminhar pra frente
AdriMuller
Uma das iniciativas d Ministério é colocar voluntários em aeroportos, postos rodoviários q sirvamos "embaixadores" e divulgadores d destinos


Destaco as perguntas pertinentes, porém sem resposta de Graziela Flor.

Nao tem nehuma mae blogueira, para falar sobre viagens com criancas pelo Brasil? #BlogueiroMTur
O que tem sido feito (na pratica) p/ mudar essa imagem do Brasil, mundo a fora, que e' de futebol, mulher/bebida e carnaval? @MTurismo
Os aeroportos sao as portas de entradas p/ os turistas. E os nossos como estao? @MTurismo






4 comentários:

Helio disse...

Excepcional tua matéria Raquel. Voce está cada vez melhor e tua pauta é sempre atual concordo plenamente com suas plavras " Ir a Londresneste período dos jogos é muito mais interesse político ....". ´Congratulations.

Raquel Ramos disse...

Onrigada Helinho! um abraço.

Graziela disse...

Raquel obrigada por me citar no seu post.
Eu hoje penso que esse encontro foi muito mais para divulgar o Ministerio do Turismo do que outra coisa, por isso nao esperava que minhas questoes (como de tantas outras pessoas)fosse respondidas.
A oportunidade apareceu (Londres>Olimpiadas e proximas no Rio) eles aproveitaram. Para mim pareceu estranho, a principio, ver apenas blogueiras que fazem viagens mais internacionais do que nacionais (dentro do BRasil) participando do evento, porem esse pode ser um dos muitos eventos que ainda acontecerao. Vamos torcer.

E espero (do fundo do meu coracao) que todos esses eventos que acontecerao no Brasil, beneficie principalmente o Brasil, em todos os sentidos.
Abracos
Gra'

Raquel Ramos disse...

Obrigada Graziela. Concordo com vc.