sábado, 25 de maio de 2013

Aqui Em Joinville - Peculiaridades Sobre a Cidade Onde Moro

Esta idéia veio depois de ter lido o post de Helo Righetto, "a quase joinvillense", que até já intitulei "minha fada inspiradora" pela série 52 Objetos.

Em seu Blog li o post do francês sobre o Brasil, e estou esperando o da minha amiga Silvia Helenice Nitschke, uma brasileira que vive e vai escrever sobre a Alemanha.

A proposta é listar as características do cidade ou do país onde você mora, sejam elas boas ou ruins. 

É o que seus olhos enxergam, os seus sentidos percebem e o seu dia-a-dia observa e que infelizmente algumas coisas não são muito boas de absorver.

A maior dificuldade que senti, é que morando em Joinville há quase cinquenta anos, muitas dessas características estão tão enraízadas em nosso cotidiano, que não percebemos ser típica de nossa cidade.




1- Aqui em Joinville, todos sem exceção dizem que Joinville é terra de alemão.

2- Aqui em Joinville, as pessoas falam alemão misturado com português, mais ou menos assim:
"Frau Gerta und ich sind ins Viktoria Delikatesse gegang, zu unseren Freundinen von "Turma do Lanche" treffen. Dort haben wir kuchen, Torte, Süssigkeit gegessen und "salgadinhos" zu naschen und noch ein leckeres Cappuccino getrunken". Traduzido por Silvia Helenice

3- Aqui em Joinville, os proprietários varrem a calçada na frente das suas casas, e também é muito comum ver o homem cumprindo esta tarefa. Sugerido por Hilda Crisostomo Borba.



4- Aqui em Joinville, ninguém rouba flores dos canteiros da casa do vizinho, batem palma, chamam e pedem para comprar. Vai do(a) dono(a) da casa ofertar ou vender. Sugerido por Hilda Crisostomo Borba

5- Aqui em Joinville, todas as casas, por mais simples que sejam, tem cortinas nas janelas. Sugerido por Hilda Crisostomo Borba.



6 - Aqui em Joinville,  todos consideram ou usam Curitiba (PR), como se fosse a capital do Estado, muito mais do que a capital oficial do Estado, que é Florianópolis.

7- Aqui em Joinville,  ninguém sabe o nome de rua, nem sabe dar informação.

8- Aqui em Joinville,  endereço é dado com base na referência de perto ou longe de algum outro local. Link de outro post sobre este assunto.




9- Aqui em Joinville,  chove demais e por isso é chamada de "Chuville" (detesto esse apelido). Com as chuvas de verão, há alagamentos por toda a cidade.



10- Aqui em Joinville, só usa transporte público quem não tem realmente outra opção, como carro, moto ou carona. 



11- Aqui em Joinville, come-se a melhor empada de camarão e palmito do Brasil, no Jerke.

12- Aqui em Joinville, é a maior cidade do Estado e a terceira em indústria pesada do Brasil, mas tem cara de cidade pequena.

13- Aqui em Joinville, comida típica é "marreco assado com repolho roxo e purê de maça". Pronuncia-se com o som de um erre só, inclusive o erre de repolho e de roxo.

14-  Aqui em Joinville, tem a melhor torta alemã da região.

15- Aqui em Joinville, há sessenta anos, alfabetização no Colégio Bom Jesus, era em alemão.

16- Aqui em Joinville, o tratamento  dirigido as senhoras é Frau. Para moças é Fräulein (que na Alemanha está em completo desuso).

17- Aqui em Joinville, todos bebem "cuba"  feita  com vodka e coca cola.

18- Aqui em Joinville, nos anos 60 as mulheres só aprendiam a dirigir com a Frau Ondina Jansen, minha mãe aprendeu a dirigir com ela.

19- Aqui em Joinville, as salas de cinema antigas também se transformaram em igrejas evangélicas.

20- Aqui em Joinville, segurança de boite chamava-se leão de chácara.

21 - Aqui em Joinville, comida boa é a do Tinho.

22- Aqui em Joinville,  chopp bom é o da Oppa que é fabricado aqui mesmo.

23 - Aqui em Joinville, há uma enorme concentração de casa com piscina por habitante de tanto calor que faz.

24- Aqui em Joinville, só existe um parque público, o Parque da Cidade,  para passeio e diversão,  deixa muito a desejar e em péssimo estado de conservação.



25- Aqui em Joinville, você não encontra ninguém lendo um livro ou jornal, em praça pública, ônibus ou Shopping,

26- Aqui em Joinville, o melhor Strudell é o da Confeitaria XV. Sugerido por Heloisa Soter Correa.

27 - Aqui em Joinville, existe apenas uma sala de teatro de trezentos lugares e nunca tem nenhuma apresentação de peça, realmente significativa.

29- Aqui em Joinville, as costureiras vão costurar roupas novas ou reformas, em casas particulares, ganhando por dia.

28 Aqui em Joinville, o melhor "da noite" acontece de Terça a Quinta feira da semana.

30- Aqui em Joinville, as pessoas tem o hábito de fazer compras nos shoppings de Curitiba ou São Paulo.

31- Aqui em Joinville, ninguém respeita faixa. Nem pedestre nem motorista.

32- Aqui em Joinville,  todos reclamam de que não existe nada para fazer.

33- Aqui em Joinville, final de semana todos viajam para algum lugar.

34- Aqui em Joinville, não há turistas na cidade, as pessoas só vem aqui a trabalho.

35- Aqui em Joinville,  é a  terra das melhores confeitarias do estado.

36- Aqui em Joinville, todo mundo conhece todo mundo, tem características de cidade do interior.

37- Aqui em Joinville, a vida cultural é pequena. Há poucas exposições e os museus são pouco visitados. Destaque para os cursos da Casa da Cultura.  Shopping Center é incluido na lista de ponto turístico.

38- Aqui em Joinville,  é a cidade da "minha turma"...a minha turma do lanche, a minha turma da praia, a minha turma de baralho.

39- Aqui em Joinville, a Cidade das Bicicletas, mas você só as vê em grande quantidade, quando há algum evento cívico ou aniversário da cidade.

40- Aqui em Joinville,  todos se orgulham de Juarez Machado ser joinvillense.

41 - Aqui em Joinville, a maioria da população trabalha na industria.

42 - Aqui em Joinville, todos conhecem uma mulher que faz...o melhor Docinho, um empadão maravilhoso, um marreco assado incomparável.

43- Aqui em Joinville, você pode não comer, mas todos sabem o que é rollmopps.

44- Aqui em Joinville, todos falam "capaaaazzzz", como expressão de admiração. Sugerido por Helo Righetto.

45 - Aqui em Joinville, farol é sinaleiro e rotatória é rótula. Sugerido por Cristiane Delboni

46- Aqui em Joinville, é a cidade do "já teve". Já teve a melhor cerveja Antártica produzida no Brasil, Já teve um restaurante francês excelente o La Belle Fourchette, já teve um clube de remo, o Clube Nautico Cachoeira, já teve baile do Micareme no Tenis, já teve carnaval da Lira, já teve a Whisqueria Colon, já teve o Viva Gente, já teve um conjunto de música que fez muito sucesso, Os Beatmakers. Sugerido por Heloisa Soter Correa.

47- Aqui em Joinville, você deve dar 3 beijinhos se quiser mostrar que é amiga. Um beijinho só é para sogra. Sugerido por Mila Ramos.

48- Aqui em Joinville, você pode pedir na loja de tecido, uma amostra do tecido que precisar para levar na costureira. Sugerido por Mila Ramos.

49- Aqui em Joinville, tem os quartaferinos, são grupos de homens, sempre os mesmos, que se reunem todas as quarta feiras, sempre no mesmo lugar, e até mesmo sentados à mesa, na mesma posição.

50- Aqui em Joinville, sábado e domingo a cidade fica deserta, ninguém vai às ruas.

51- Aqui em Joinville, as pessoas vão, no dia que recebem o pagamento, ao supermercado "fazer o pedido". Significa fazer as compras básicas de suprimento para o mês inteiro.


52- Aqui em Joinville, tem um jacaré de verdade no rio Cachoeira no centro da cidade, que foi apelidado de Fritz.



53- Aqui em Joinville, tem balada nos domingos até meia noite, para a moçada, especialmente nos bairros.

54- Aqui em Joinville, avô e avó são chamados de "Opapa" e "Omama".

56- Aqui em Joinville, os homens jogam dominó e general. Fazem torneios onde não é permitido a presença de mulheres e premiam com troféus.

58- Aqui em Joinville, tradicionalmente come-se caranguejo acompanhado de maionese de batata e pirão de feijão.

59- Aqui em Joinville, pão bom é o pão de casa, feito à moda antiga, amassado na mão, acompanhado de queijinho e nata  com melado de cana.

60- Aqui em Joinville, todos torcem primeiro para o JEC, o time da cidade. Depois se subdividem em torcer para o Jec e o América ou para o Jec e o Caxias.  América (1914) e Caxias (1920) foram grandes times rivais na cidade. 


61- Aqui em Joinville, todos se orgulham de ser a única cidade, fora da Rússia, a ter uma Escola do Teatro Bolshoi e ser a cidade do maior Festival de Dança, do mundo em número de participantes.

62- Aqui em Joinville, é muito comum o avião não descer no aeroporto,por falta de teto,  tendo que pousar em Navegantes ou Curitiba. O retorno dessas cidades à Joinville é feito de ônibus.

63- Aqui em Joinville o Stammtisch (pequeno encontro de pessoas para conversar e beber)   tornou-se um acontecimento tão grande, que algumas ruas da cidade são fechadas para o evento.


64- Aqui em Joinville, nos fins de semana, os casais vão aos supermercados, vestindo trajes distintos. Os homens usam training e tenis ou bermuda e chinelo enquanto as mulheres usam roupas de passeio e salto alto. 

65- Aqui em Joinville, todos comem "cuca", que pode ser comprada em qualquer padaria. É um doce feito, para acompanhar especialmente o café da tarde. Massa assada numa forma tipo tabuleiro com cobertura de farofa de açúcar, trigo e manteiga. A farofa pode ser também de banana, morango, uva, abacaxi, canela, etc etc etc. Uma melhor do que a outra. Sugerido por @ALANA-ROX 





Reportagem sobre Joinville, feita por Ernesto Paglia para o Jornal Nacional

Se você também quer apontar alguma característica de Joinville, inclua como comentário ou envie email para raquel@superlinda.com



24 comentários:

  1. Obrigado Raquel, estou com uma proposta de emprego ai para a cidade de Joinville, e essas informações me foram muito úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, já esta morando em Joinville? esta gostando? Estou com planos de me mudar para Joinville e gostaria de informações de quem se mudou ou ja mora na cidade.
      Obrigada.

      Excluir
    2. Olá Thais, ja se mudou para a cidade? Estou com uma proposta de emprego em Joinville. E quero muito me mudar, mais estou na duvida. se já se mudou, esta gostando?

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A Principio você pensa que são informações não muito proveitosas, mas quando vai lendo pequenos detalhes aqui e ali com ajuda dos vídeos principalmente o do jornal nacional você cria uma boa visão do que mais ou menos é a cidade.
    Eu que não conhecia muita coisa a respeito e achei que abriu mais a minha visão sobre o que é viver em Joinville.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto, estou com planos de me mudar para Joinville. Gostaria de mais informações sobre custo de vida, segurança, saúde, educação, mercado de trabalho e afins. Gostaria de entender como é viver e sobreviver nessa cidade tão encantadora.
    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante.. tem dois anos que estou amadurecendo a idéia de me mudar para joinville, e decidi que vou no final desse ano, mais especificamente em novembro. uma amiga minha já mora lá e me incentiva sempre a me mudar, sou de sete lagoas-MG, e já tem tempos que minha cidade infelizmente vem sendo abandonada pelo poder público, e a taxa de desemprego só aumenta. Mas enfim, to decidido a me mudar e foi bem legal saber dessas peculiaridades da cidade.

    ResponderExcluir
  6. oi pessoal;eu encarregado de obras na area da construçao civil.tambem trabalho c empeleita de pequenas obras e reformas;a tenho o interece de me mudar p juenville alguem saberia me dizer como e meu ramo nessa cidade tao linda?.

    ResponderExcluir
  7. oi pessoal;eu encarregado de obras na area da construçao civil.tambem trabalho c empeleita de pequenas obras e reformas;a tenho o interece de me mudar p juenville alguem saberia me dizer como e meu ramo nessa cidade tao linda?.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Raquel! Que delícia de blog!!! Estou morando em Joinville vai fazer cinco meses... teria outros "achismos" de uma carioca recém chegada pra acrescentar, mas o importante é dizer que adorei sua maneira de escrever e seu blog é um show!:D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mayra! Que bom ouvir seu comentário. Grande abraço.

      Excluir
  9. Oi Raquel amei seu blog... sou do Pará e há uma chance de irmos morar em Joinville, mas me assustei com o item 23 pq pensei q o clima daí fosse mais friozinho... pq é um forno! E eu amo o frio!

    ResponderExcluir
  10. *porque aqui no Pará é um forno!

    ResponderExcluir
  11. me deu uma tristeza o item 23.... sonhando em sentir frio pq moro no MT

    ResponderExcluir
  12. Sobre as pessoas, são receptivas? São abertas a novas amizades? São simpáticos? São empreendedores? São abertas a novidades? São acolhedoras?
    Me ajudem rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Abner, pois é...você terá aqui amigos sinceros.

      Excluir
  13. Estou pensando em ir com minha esposa pra joinville, somos cabeleireiros, sera q e uma cidade segura? procuramos mais isso, somos de Sao Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eric, Joinville é uma cidade ótima. Segura sim, mas com os riscos como todas as outras. Grande Abraço.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Obrigado Raquel Ramos, daqui a uns dias estaremos ai :)

      Excluir
  14. Olá Raquel, adorei os seu blog, uma forma simples de passar as informações necessárias. Sou do RJ e gostaria muito de ir morar aí, so não sei se é fácil conseguir emprego na área da saúde, sou enfermeira pediatra e nefrologista, gostaria de algumas dicas.



    ResponderExcluir
  15. Fiquei triste em saber que faz muito calor na cidade, porém prefiro o frio ao calor. Um dúvida! Como é a temperatura nas periferias, mais perto dos morros, árvores? Obrigado!

    ResponderExcluir