terça-feira, 12 de julho de 2016

O SUPERLINDA pelo Brasil Afora - CAMPO MOURÃO PR




O Superlinda pelo Brasil afora, viajou para Campo Mourão. Um município do Estado Paraná, distante 455 km da capital Curitiba, próximo 89 km de Maringá. Economia predominante baseada na agricultura da soja e do milho, sendo a sede da maior cooperativa do Brasil e a terceira maior do mundo. A Coamo.
A sociedade mourãoense formou-se a partir da migração de gaúchos, catarinenses, mato-grossenses atraídos pela fertilidade da terra roxa.

Thizarth Bebert, #amigos que fazem do superlinda também um blog, trouxe a sua cidade, Campo Mourão e a Festa do Carneiro no Buraco, para divulgar pelo Brasil afora. Acesse o site www.carneironoburaco.com.br da festa e conheça  a história e a receita desta iguaria.


O Carneiro no Buraco é prato típico de Campo Mourão. A iguaria foi criada por três pioneiros da cidade, em 1962, depois de assistirem a um filme em que vaqueiros preparavam alimentos sobre brasas, dentro de um buraco cavado no chão. Ênio Queiroz, Joaquim Teodoro de Oliveira e Saul Ferreira Caldas, todos já falecidos, foram os pioneiros no desenvolvimento da iguaria. Resolveram experimentar o peculiar sistema, mas as primeiras tentativas foram frustradas. Ora os ingredientes não ficavam cozidos, ora era impossível consumir por estar impregnado pela fumaça. Também não foi fácil acertar a melhor combinação entre legumes, tubérculos, condimentos, carne e até fruta. Mas valeu a curiosidade e persistência. No início o prato era servido esporadicamente apenas em festas de amigos, na década de 1980 passou a ser servido também quando autoridades visitavam o município.

Em 1990 o carneiro no buraco foi transformado em festa e prato típico. 

Um movimento encabeçado pela confraria da Boca Maldita local levou a oficialização da iguaria como prato típico em 1990 e a 1ª primeira Festa do Carneiro no Buraco foi realizada no ano seguinte. O evento acontece sempre no segundo final de semana de julho. A Festa tornou-se Nacional do Carneiro no Buraco em 1993, e acabou transformando o prato típico em verdadeiro símbolo de Campo Mourão no Brasil e em outros países.

Um dos divulgadores do Carneiro no Buraco e responsável pelo desenvolvimento da receita foi o artista plástico Tony Nishimura, homenageado atualmente através da Cozinha Única.


                      

       
                  

2 comentários:

Anônimo disse...

Que luxo, adorei :D

Raquel Ramos disse...

Eu que agradeço.