segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

4 de dezembro - Dia de Santa Bárbara ou Iansã




4 de dezembro, dia de Santa Bárbara é também, o dia de Iansã. Seu histórico diz que foi mulher de Ogum e depois de Xangô, seu verdadeiro amor.Tão poderosa quanto o marido, tem um forte espírito guerreiro.

Bárbara, como Santa ou Iansã, como orixá, ela é mulher, se destaca por habilidades e comportamento de força e poder. 

A história de Santa Bárbara deu à ela o nome de protetora contra relâmpagos e tempestades, daí ser a Padroeira dos artilheiros, mineradores e das pessoas que trabalham com foto. Mas é também destinada aos que buscam a verdade. Assim como ter o coração sincero e aberto. O casamento, não deve acontecer por mero interesse, e sim por amor.

Bárbara foi uma  bela jovem, filha única  de Dióscoro, um homem rico e nobre. Para proteger sua filha, ele a manteve fechada numa torre recebendo estudo por educadores da confiança de seu pai.

Observando alterações da natureza, a chuva, o sol, o frio, o calor, levaram Bárbara a se questionar se tudo aquilo era criação do deuses, como lhe ensinavam ou se havia algo de mais inteligente por detrás da criação.

Aos 17 anos, rejeitava os pretendentes ricos que se interessavam, apenas por ser uma moça rica. Após viver Tanto tempo reclusa, quando começou a frequentar a cidade, teve contato com os cristãos que lhe passaram a mensagem de Jesus Cristo, onde ela encontra a resposta aos seus questionamentos.

Foi quando passou a levar sua vida dedicada e defensora do cristianismo. E, por isso foi perseguida, torturada em praça pública e condenada à morte. Conta a história, que no momento em que foi degolada, pelo próprio pai, um trovão foi ouvido pelo povo e o corpo de seu pai caiu no chão, sem vida, atingido pelo raio. Daí a origem do seu nome ligado aos raios, trovões e tempestades.



4 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por compartilhar! :)
Videncia dos Anjos Gratuita
Mensagens dos Anjos

Maria Cristina disse...

Positivo dasiosa!

Maria Cristina disse...

Linda você e de São Paulo

Raquel Ramos disse...

Olá, Maria Cristina. Não, eu sou de Joinville SC. Obrigada pelo contato.