domingo, 18 de agosto de 2013

Uma Vida Em 52 Objetos - 50/52 semanas - Curso de Corte e Costura


                             
                    Foto em preto e branco onde apareço recebendo o certificado de Corte e Costura das mãos de minha mãe. O vestido que estou usando era na cor branco e verde que foi costurado por mim mesma.
                                         Cópia do Certificado de Corte e Costura

Sempre foi motivo de risos, brincadeiras e nunca foi dado importância para este título.

Estou há duas semanas de terminar o projeto "Uma Vida em 52 Objetos" e na ânsia em selecionar os últimos objetos, o que eu encontro? A foto onde eu estou recebendo das mãos da minha mãe o Certificado de Conclusão do Curso de Corte e Costura que fiz em 1971, há 42 anos. Pensa...

Resolvi assumir e deixar público mais este meu título, mas cá entre nós, ainda bem que o projeto está terminando, porque o nível tá caindo...rsrs.

Contra "fotos" não há argumento certo? Então, se ele, o certificado, esta na foto é porque ele existe ou existiu. Fui em busca e não o encontrei em lugar algum.

Me desesperei... Agora eu quero! Tenho de encontrá-lo.

_Telefone para a escola onde fizeste o curso (Creche Conde Modesto Leal), sugeriu minha mãe. 

Foi o que fiz. Expliquei a situação na secretária da escola, gentilmente procuraram nos arquivos e encontraram.

Impossível dizer como fiquei contente, acreditem.


A minha vida de costureira foi muito curta, mas costurei várias peças para mim, inclusive o vestido que apareço usando na foto no dia da formatura. 

A pouca habilidade para trabalhos manuais, especialmente as que exigem uma perfeita coordenação motora fina e muita paciência para os acabamentos,  foram determinantes para que eu abandonasse a carreira.

Como nada do que aprendemos é desperdiçado, hoje em dia eu sei como fazer ou dizer para a costureira o que quero ou como quero. Corto e monto as peças que quero modificar e levo para a costureira, apenas passar a costura com a máquina.

Abaixo foto do verso do certificado com os dados da "vida escolar". 
Pasmem....Nota 10. 











Um comentário:

Vera Moraes disse...

Parabéns Raquel. Bela e engraçada história. Sua determinação foi a peça chave para este post. Grande bjo!.