terça-feira, 3 de junho de 2014

O LIXO, na Cidade de DORTMUND - Alemanha


*Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui)


                                                                   Foto de quatro livros tirados das lixeiras na cidade de Dortmund na Alemanha.

Foi na última edição do BookCrossing Blogueiro que a Silvia Helenice Nitschke, comentou sobre os livros em excelente estado de conservação (dicionários e enciclopédias) que havia encontrado nas lixeiras da rua em que reside na cidade de Dortmund, na Alemanha.

Eu aproveito a Semana do Meio Ambiente para falar sobre o assunto.

As fotos  mostram os containers que estão colocados nas ruas, inclusive ocupando os espaços de estacionamento de automóveis.  

São especialmente para depósito do lixo de papel e papelão, vidros brancos e vidros coloridos. 

Eles são recolhidos a cada 15 dias, por um caminhão com uma espécie de guindaste-gancho, que os ergue e os abre sobre a caçamba. Todo o sistema é hidráulico e automatizado eletronicamente, sendo dirigido e operado por um único homem.

Próximo aos prédios, ficam os grandes containers de plásticos com rodas, para a colocação do lixo que é lixo. Esses são recolhidos diariamente por um caminhão, também todo automatizado. 


Há também o lixo de grande monta, que são os armários, sofás, camas e colchões. Habitualmente, quando alguém faz uma mudança de endereço, esses móveis são deixados em frente ao prédio sobre a calçada. Faz-se um comunicado ao serviço municipal, que passa especialmente para recolher. *Nota: Na Alemanha é hábito trocar quase todos os móveis, quando mudam para o novo imóvel

Ainda há os containers de lixo dos Institutos de Caridade, como Caritas, Diakonie, entre outros, que recolhem roupas e sapatos.

Pensando bem, conclui Silvia Helenice Nitschke: A Alemanha é o país do lixo...e todos ganham com isso...


Agradeço mais uma vez a colaboração da minha amiga Silvia, pelas informações úteis sobre a cultura do povo alemão, que só enriquecem o blog superlinda.


                                                 *Segue quatro fotos dos containers de lixo nas rua da cidade de Dortmund na Alemanha.




Link do endereço de uma empresa que fabrica esses containers, com as várias formas:   
http://www.steiger-entsorgung.de/containerdienst


Um comentário:

silvia helenice disse...

Raquel, veja como um assunto banal como este, pode 'dar pano para manga'. Eu, como sou muito curiosa e 'coversadeira', me interesso por todos estes detalhes da vida aqui, pois vejo que algumas idéias, podem servir para o Brasil, que tem tanta dificuldade em dar um destino ao seu lixo e o hábito da separacao ainda é muito recente (em Curitiba, o Lixo que nao é lixo, funciona há 30 anos).