domingo, 1 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente





                                 Foto com oito imagens tiradas do Google sobre o lixo, reciclagem de lixo e ciclistas no trânsito.


Várias atividades estão sendo desenvolvidas para "lembrar" que estamos na Semana do Meio Ambiente. 

Tudo o que deveria ser comum no nosso dia a dia será destaque nesta semana. 

Quem aprendeu, aprendeu, quem não aprendeu que aguarde mais um ano. Parece piada...

Entre tantos assuntos que serão tratados, destaco "Andar de Bicicleta" e a "Coleta de Lixo Reciclável".

- Andar de bicicleta

Sim todos sabem disso, até a hora em que precisam ir no supermercado da esquina e a chave do carro no console da porta de entrada é a melhor opção.

O ciclista que vi subindo a Serra Dona Francisca, no sábado, também sabe disso. Quem não sabe é o motorista do caminhão, que o empurrou para fora pista de asfalto jogando-o na trilha sobre a grama, porque não havia acostamento.

Reciclar o lixo

A mais básica e doméstica tarefa de preservação do meio ambiente. 

Na última reunião de condomínio, ouvi mais uma vez, e não deve ser só no meu prédio, o síndico instruindo para que se faça corretamente a separação do lixo orgânico e do reciclável, caso contrário a empresa coletora não o recolherá. Disse-nos que os encarregados do caminhão, largam os sacos abertos no pátio e a zeladora no dia seguinte, tem de limpar a sujeira deixada. Aqui tem duas piadas.

- Num prédio de classe média, no ano de 2014, ainda tem gente que não recicla o lixo e o síndico do prédio tem que ensinar como fazer.

- Uma cidade, onde a população paga uma empresa, que se diz especialista, para recolher o lixo, larga os sacos abertos e espalhados pelo chão.

*Detalhe: pagamos uma empresa para recolher o lixo. Esta mesma empresa terá lucros sobre a venda deste e ainda assim, se dá o direito de rejeitar lixo mal separado.

Um assunto, fácil demais para ser resolvido não fosse a falta de educação das pessoas e a velha história das empresas que só querem ter lucro.

Na Semana do Meio Ambiente pergunto, onde ficou o "Rio +20"? O da D. Adelaide, continua aqui, como publiquei na época, com uma grande diferença: Ela continua na ativa e produzindo. (link).

Conhecem aquela linda frase, que gostamos tanto de repetir "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"? O que você acha de assumir a idéia de que "Tu te tornas eternamente responsável pelo lixo que produzes"?

#ficaadica
Instale um triturador de alimentos na pia de sua cozinha. Você sentirá a diferença entre o antes e o depois. 
Uma peça que já não é mais um luxo para ninguém. Tão útil, prático e necessário quanto uma lavadora de roupa.


5 comentários:

silvia helenice disse...

Raquel, quanto ao ciclismo, nao posso acrescentar muito, pois minhas incursoes de magrela, se resumem ao redor de meu Garten. Já à separacao de lixo, é meramente uma questao de hábito. Nao temos esse 'americanismo' do triturador de alimentos, mas as pessoas 'automaticamente' separam o que é organico do que é reciclável, a ponto de eu ser beneficiada com um crossing-book no container de lixo reciclável...

Raquel Ramos disse...

Oi Silvia, de uma forma ou de outra, já é tempo de todos se habituarem a reciclar o lixo. Vou aproveitar esta semana para também falar dos containers. Abraços.

Jô Turquezza disse...

Oi Raquel, anda sumida nos comentários, né? Tempo voa rsrsrsr
Eu separo o lixo e o caminhão passa às terças. E o do lixo comum segunda, quarta e sexta.
Tenho triturador em minha pia, quando construí minha casa há uns 30 anos, muita gente já usava.
Educação e consciência é tudo.
Mas muita gente nem sabe o que é isso.
joturquuzzamundial
Beijos querida.

Jô Turquezza disse...

Corrigindo: ANDO sumida dos comentários rsrsr

lua alessi disse...

Um sistema de recolhimento e reciclagem de lixo só funciona se o povo faz a parte dele...infelizmente nem sempre isso acontece.
Onde moro tem coleta seletiva - não tão organizada quando a citada no post, mas o caminhão passa duas vezes por semana, na quarta e no sábado. Mas a gente encontra lixo reciclável durante toda a semana na lixeira misturada com as sacolas de lixo orgânico, isso quando não juntos no mesmo saco.

Poxa...custa ir juntando o que pode ser reciclado durante dois, três dias? As pessoas juntam tanta tranqueira em casa, entopem armários, mas fazem questão de por no lixo todo dia o que não querem mais, o que não vão guardar.