sexta-feira, 6 de março de 2015

O SUPERLINDA pelo BRASIL Afora - PARQUE BARIGUI - CURITIBA (PR)


Localizado na região próxima dos bairros Santo Inácio, Bigorrilho e Mossunguê, o Parque Barigui é o mais visitado e um dos mais antigos de Curitiba (PR).

O nome Barigui é de origem indígena e significa "rio do fruto espinhoso". O parque tem o mesmo nome do rio que foi represado para formar o grande lago em seu interior.




Toda a área, há animais nativos ou migratórios e é formado por capão de floresta primária nativa e por florestas secundárias.

"Além de refúgio para animais, o parque é também a grande área de preservação natural da região central da cidade. Seus bosques ajudam a regular a qualidade do ar enquanto que o seu imenso lago, com 230.000 m2, ajuda a conter as enchentes do Rio Barigui, que antigamente eram tão comuns em alguns trechos da parte mais baixa de Curitiba". Do site Portal da Prefeitura de Curitiba.


O parque, com 1.4 milhões de m2, é o principal centro de atividade física ao ar livre na cidade. Atividades como correr, caminhar e ciclismo, agora tem pistas próprias e sinalizadas.

Uma antiga moda da Europa, agora é novidade por aqui e começa a fazer volume.
Por segundos tive a tentação de colocar o meu ali também, mas pensei: não quero ninguém cadeado a mim, quero livre em mim.


O #superlinda no Parque Barigui em Curitiba (PR), voltando à correr.


Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui)  - 1 e 2 vista do lago e do Parque Barigui. 3 - vista do parque com aves que circulam por todo o lago. 4 e 5 Foto de pessoas caminhando e correndo e foto da pista com desenho no chão indicando o local para caminhar, correr ou andar de bicicleta. 6 - Foto do aramado sobre represa de água com cadeados indicadores de união eterna. 7 - Foto do blog superlinda no Parque Barigui. 8 - Foto do aplicativo de tempo, informando a temperatura de 17 graus em Curitiba, e o mapa do percurso feito em corrida.

4 comentários:

Helio disse...

Merece sempre ser visitado

silvia helenice disse...

Tudo muito lindo (fotos e texto)...esqueceu de fazer referencia aos jacarés e aos tuiuius reinantes...mas me encheu de saudades de soltar pipa com meu neto Afonso...

Anônimo disse...

Muito bom, me fez lembrar da minha linda cidade, as fotos ficarão lindas!!

Vane M. disse...

Raquel, moro pertinho de Curitiba, adoro o parque Barigui! Minha tia tinha um apartamento no bairro Champagnat de onde podia se ver da janela o parque. Lindo passeio! Um abraço!