domingo, 29 de março de 2015

Ponte Hercílio Luz X Ricardo III...Pelo Blog Virgílicas




Isto é um verdadeiro saco sem fundo
Não há expressão mais adequada para representar tudo o que já foi investido na reforma da Ponte Hercilio Luz, em Florianópolis -SC.

O assunto voltou à tona, depois que a página "Mutirão para derrubar a ponte Hercilio Luz e acabar com a reforma" veiculou no Facebook. Eu até entendo o sentido que os jovens, com sua irreverência querem dar ao movimento. Ninguém aguenta mais esta "evasão de divisas". Mas orientá-los também é nossa obrigação. Daí a necessidade de divulgar o assunto.

Transformada em Monumento Histórico, declarada patrimônio municipal, estadual e federal, nem mesmo o site oficial, informa o valor dos sacos e mais sacos de dinheiro já jogados sobre a ponte.

O assunto foi o tema que Virgilio Borba, um baiano que nem precisaria se preocupar com isso, o fez pela admiração que tem por Santa Catarina, mas acima de tudo porque é um homem com cultura.

Recomendo a leitura no blog Virgílicas onde ele faz, uma analogia entre a ponte Hercilio Luz X Ricardo III. O monarca inglês enterrado com todas as honras 530 anos após sua morte.

O blog #superlinda como ilustração, mostra quatro, pontes pelo mundo, entre muitas, que foram reconstruídas (e não simplesmente reformadas) depois de períodos de guerra.

Derrubar a história também é crime.






Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui) 1 - Foto da página do Facebook de nome "Mutirão para derrubar a ponte hercilio luz e acabar a reforma". 2 - 3 - 4 e 5 Foto das pontes citadas na legenda.

6 comentários:

Helio disse...

Como pensar em Floripa sem a Ponte Hercílio Luz .? E o que dizer do texto do Virgílio ? Ele escreve como ninguém .

silvia helenice disse...

Excelente texto o de Virgílio Borba, complementado pelas tuas colocacoes e ilustracoes. Virgílio pontua bem que a falta de respeito, que enseja a falta de referencias, acaba por nos levar às más escolhas. Belíssimo uso das figuras de linguagem. Concordo cabalmente e parabenizo.

Flávia Pardal disse...

Nossa, saudades de Floripa e essa ponte.

Flávia Pardal disse...

Nossa, saudades de Floripa e essa ponte.

Vane M. disse...

Olá, Raquel, como vai? Derrubar definitivamente pode ser a solução mais rápida, porém de forma alguma adequada. Sou encantada por pontes, penso que além de beleza, trazem grande simbologia. Um abraço!

virgilio disse...

Raquel, grato pela gentileza em recomendar a leitura do meu texto no Virgílicas sobre um assunto que considero de extrema importância.
Tenho a certeza que a recomendação de uma blogueira cujo blog Superlinda já foi acessado mais de 214.000 leitores influenciará decisivamente para que as pessoas repensem sua posição sobre o assunto.
Mhario Lincoln ao destacar frases suas nos diversos textos escritos no seu Superlinda, mas do que demonstrar sensibilidade chamou atenção para algo que muitos de nós não havia percebido: você não escreve e sim, cria belíssimos textos onde a massa de modelar são as palavras.
Aproveito para também agradecer a Helio suas gentis palavras.