domingo, 22 de novembro de 2015

Um Túnel Abandonado - CAVE COLINAS DE PEDRA


Um túnel de 429 metros, na cidade de Piraquara (PR). O maior em extensão da Serra do Mar, numa ferrovia da época do Brasil Império que liga Curitiba à Paranaguá, foi abandonado há 31 anos. Por ele passava a Maria Fumaça que com a construção de novos e maiores trens ficou desativado.

Ari Portugal, com uma visão empreendedora e corajosa, arrematou num leilão da Rede Ferroviária Federal e o transformou na Cave Colinas de Pedra. Um arrojado projeto em execução há 7 anos. Foi aberto ao público em janeiro deste ano e já recebeu em 2013, antes mesmo de concluído, o prêmio da Unesco como "Projeto Inédito no Mundo".

Durante 3 anos, o túnel ficou fechado para análise estrutural e climática. O estudo mostrou, que independentemente  da temperatura externa, o interior do túnel se mantém entre 16 e 17 graus  e com 90% de umidade. Constatado que este é  o ambiente ideal para a maturação do vinho espumante, Ari transformou o antigo e arruinado túnel na  Cave Colinas de Pedras.
Usando o método de elaboração Champonoise, hoje, em parceria com a vinícola Família Geisse, eles têm 3000 garrafas em envelhecimento, mas possuem capacidade para 50.000. Com uma cave reserva que existe, ainda em processo de adaptação, esse número passa para 500.000 garrafas. Contatos para importação de vinhos espumantes, nos EUA,  Austrália, África do Sul, indicam que o Sr Ari terá sua capacidade total alcançada.
A estação de passageiros da estrada de ferro foi restaurada e transformada em restaurante, para atender o visitante, que deve agendar com antecedência. Serviço de almoço com um fino bufeff, delicadeza extrema é bom gosto irreparável sob o mando da esposa e filhos de Ari.

O lugar é fantástico. Trabalho, estudo técnico, empenho e renúncia de folgas nos fins de semana, de toda uma família, que se dedica à fazer o que para o visitante é só prazer.
Passeio, visita, história, degustação, aprendizagem sobre a cultura do vinho espumante. Tudo aqui no Brasil. Um país sem histórico importante na produção de vinho tem agora uma cave natural de maturação desta bebida. 
Brindemos! E nada melhor para brindar do que um espumante.

 Excepcionalmente, por motivos alheios à vontade do blog #superlinda, estou registrando a visita à Cave feita no sábado(15) publicando fotos da Internet. 






Nenhum comentário: