terça-feira, 8 de dezembro de 2015

FOTOJORNALISMO - ENSAIO FOTOGRÁFICO - TRÂNSITO

Este foi o meu trabalho de final de ano da matéria de Fotojornalismo - da professora Luiza Martin.
Um ensaio fotográfico, apresentação online,  texto sobre o tema e relato embasado no fotojornalismo.
Escolhi o tema A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO TAMBÉM É RESPONSABILIDADE DO PEDESTRE.
Numa auto avaliação, sei que tecnicamente as fotos deixam a desejar. Porém a idéia de que Fotojornalismo é registrar e fazer o leitor entender com clareza e realidade a pauta jornalística, isso esta bem assimilado. 
Fotojornalismo. Aprendi muito com essa matéria. 
Ir para as ruas, ficar "parada" esperando "o melhor momento" são experiências que nunca imaginei passar. Coisa de jornalista...rsrs

 Todas as fotos deste trabalho estão neste link do Pinterest

Abaixo trabalho escrito apresentado.

“O texto por mais perfeito que seja, será sempre melhor compreendido e atraente quando acompanhado de uma boa fotografia.” Scalzo

A matéria fotojornalismo estudada durante este ano, mostrou a importância e diferença, entre uma fotografia e uma fotografia jornalística. Ambas têm o objetivo de registrar uma situação, um ato, um momento.
Porém o fotojornalismo vai muito além. A foto jornalística tem uma especialidade. Passar uma informação clara e concisa da informação. Penso que o leitor ao olhar para uma foto deva entender claramente o conteúdo da matéria antes mesmo dela ser lida. Ela tem que chamar à atenção para o assunto em pauta, comprovar o que o jornalista escreveu, informar rapidamente e fazer o leitor entender a noticia com clareza.

Minha idéia pessoal, informal e usando um ditado popular é a de que “contra fotos não há argumento”.

O impacto é fundamental. A informação imprescindível. É o que pretendo mostrar no meu ensaio fotográfico. A pauta escolhida é a educação no trânsito, abordando a responsabilidade do pedestre. 
O número de mortes e acidentes nos centros urbanos, causados pelo trânsito é matéria diária dos jornais e a responsabilidade sempre recaí sobre o motorista do veículo. 
Procurei neste ensaio, através das fotos, mostrar a imprudência do pedestre que não respeita os sinais de trânsito misturando-se nas ruas entre os carros. 

A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO TAMBÉM É RESPONSABILIDADE DO PEDESTRE.

O trabalho como matéria de fotojornalismo esta na realidade que essas fotos podem mostrar assim como servir de alerta para a educação e conscientização da população.

Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui) 1- Foto de três pessoas atravessando uma rua atras de um ônibus e uma caçamba.2- Foto de uma mulher atravessando a rua olhando no celular.



Nenhum comentário: