sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

GRANDES JORNALISTAS em visita "A NOTÍCIA"


A última atividade da 2a fase do curso de Jornalismo de 2015 foi a visita ao jornal A Notícia .
A visita foi iniciativa de Silvio Melatti, jornalista, professor da Matéria Técnicas de Apuração Jornalística e Coordernador do Curso de Jornalismo do Ielusc.
Fomos recebidos por Marina Andrade, formada pelo Ielusc, hoje editora-chefe do jornal. Foi feita uma explicação geral do funcionamento e rotina de toda a equipe de jornalista e visita às instalações.
Uma nova realidade. Uma verdade que dói aos mais tradicionais jornalistas e leitores. Dos 40 mil exemplares impressos diariamente, hoje são 15 mil. O AN online chegou com a modernização necessária se fazendo presente via internet.

Mas, nada impediu o _"ahhh que legal!!!" dos alunos geração leitores online, quando entraram na sala de impressão, ao se depararem com as gigantescas máquinas e rolos de papel.
Um pequeno/grande detalhe não passou desapercebido pela estudante,  com os olhos do  blog superlinda, ali presente.  O contraste da moderna máquina de gravação da chapa que vai para o rolo de impressão do jornal com o antigo exemplar, fora de uso, ali ao lado.
A visita de caráter técnico deu à mim, um certo sentimento de saudosismo. Ninguém conheceu A Notícia que eu e o professor Melatti, que trabalhou durante muitos anos na empresa, conhecemos.
O jornal que sempre foi a cara de Joinville, hoje pertencente ao grupo RBS, do Rio Grande do Sul. Embora, muito bem frisado pela editora-chefe, que o AN é de Joinville e as notícias são da cidade, quem conheceu o Jornal A Notícia de anos atrás percebe a diferença.  Diferença, não a qualidade e importância.

Nenhum comentário: