quinta-feira, 14 de junho de 2018

Luzhnik - O Estádio da Copa do Mundo

 Panorâmica do Estádio Luzhnik - Foto de Raquel Ramos - 2017
Em tempos de Copa do Mundo na Rússia, ter uma amiga russa é ter informação na mão. A viagem realizada aquele país em 2017 e a boa relação mantida com as guias de turismo, durante os 15 dias passados lá, rendem uma amizade até hoje.

A constância de comunicação não é diária, mas acontece com relativa frequencia, especialmente em datas festivas. E a Copa do Mundo é uma dessas datas.

O maior evento esportivo do mundo abre suas portas e o SuperLinda troca mensagens com Lomakina de Leiva Steviana e dá para o seu leitor informações diretas da Rússia. A maravilha da tecnologia WhatsApp, mais uma vez encurtando distâncias, e a língua castelhana tornando a comunicação universal.

As primeiras palavras de Lomakina são de dúvidas em relação as garantias de trabalho, durante os dias de jogos. Mesmo que em época de alta temporada de turismo, ter trabalho é sempre uma grande preocupação, também para os russos: "Lo de la copa se supone que vamos a tener trabajo pero todavia no se sabe". 

Mas, eficiente que é, rapidamente respondeu, fazendo um breve relato, sobre o Estádio Luzhnik, onde está sendo realizado, na data de hoje, a abertura da Copa. Em espanhol ela relata: “es el estadio Luzhniki construido en 1956 para 80 mil personas. Fue el principal estadio olimpico  en 1980. Recibio la final de la copa UEFA  en 1999. Y la final de la Liga de Campeones de UEFA en 2008. En este estadio pasaron recitales de Michael Jackson, Madonna, Rolling Stones, Metallica.Su recinstruccion termino en 2017. Y va a ser el estadio principal del mundial. En Luzhniki van a jugar el final de la copa”.

Tradução: O Estádio Luzhniki, construído em 1956 para 80 mil pessoas. Foi o principal estádio Olímpico e  1980. Recebeu a final da Taça UEFA em 1999. E a final da UEFA Champions League em 2008. Serviu de palco para shows de Michael Jackson, Madona, Rolling Stones, Metallica. Sua reconstrução terminou em 2017. É o principal estádio do mundial. Em Luzhniki acontecerá o final da taça.
Entrada do Estádio Dinamo em  reforma - 2017 - Foto Raquel Ramos
Estádio Dinamo ainda em construção - Foto Raquel Ramos em 2017

Mas, na Rússia onde tudo é história, não poderia faltar a do estádio de futebol Dinamo: "el Dinamo construido em 1928 y fue uno de los estadios mas grandes del pais da la epoca, para 25 mil espectadores. De recinstrucciones posteriores - cabian casi 55 mil personas. En este estadio jugaba el famoso portero sovietico Lev Yashin. Em 1980 en este estadio jugaban los partidos olimpicos. En los años 90 para un show de Michael el estadio reunio casi 71 mil espectadores. En el año 2008 se cerro para la recinstruccion Y tiene que abrirse antes de la copa".

Tradução: O Dinamo foi construído em 1929 e foi um dos maiores estádios do país da época com lugar para 25 mil espectadores. Após a reforma haverá lugar para quase 55 mil pessoas. Neste estádio jogou o famoso goleiro soviético Lev Yashin. Em 1980, disputaram os jogos olímpicos. Nos anos 90 o estadio reuniu quase 71 mil espectadores para o show de Michael Jackson. Em 2008 se fechou para reforma e deve estar pronto antes da copa.
Cartão de apresentação de Lomakina



Lomakina de Leiva Svetiana
Lomakina vestindo a camiseta SuperLinda

Seu blog dá acesso ao deficiente visual?


Nenhum comentário: