terça-feira, 26 de junho de 2018

O SuperLinda pelo mundo afora - Mesquita Azul - Istambul - Turquia

Teresinha no interior da Mesquita usando véu e a camiseta do blog SuperLinda


A Mesquita Azul ou Mesquita do Sultão Amade é uma mesquita otomana de Istambul, na Turquia. Construída entre 1609 e 1616, é a única de Istambul que possui seis minaretes (torres altas e finas das mesquitas).
 
O seu interior é todo revestido de um mosaico feito de azulejos azuis de Iznik. Possui, também, vitrais do mesmo tom nas 260 janelas que permitem a entrada da claridade natural dentro do ambiente. Tamanha harmonia, proporção e elegância, faz desta suntuosa construção um cartão postal de Istambul.

A entrada de visitantes só é permitida pelas portas laterais, é necessário vestir-se adequadamente e tirar os sapatos. Além disso é obrigatório, para as mulheres, cobrir a cabeça com um véu.

Dessa prática, um hábito cultural e religioso da Turquia, restou para o #SuperLinda está incomum foto com a camiseta do blog.


Fachada central da Mesquita Azul - Foto do Google

Acima o interior da Igreja de Santa Sofia, principal santuário da cristandade oriental até a queda de Constantinopla, no século XV, quando foi transformada em uma Mesquita. Para tanto, acrescentaram quatro minaretes, hoje é um museu e faz parte da área do Patrimônio Mundial pela Unesco - Áreas Históricas de Istambul. 
Localizada em frente à Mesquita Azul, a foto foi enviada por Teresinha, quando da sua visita em junho deste ano.
Uma deferência dos amigos que fazem do SuperLinda também um blog de viagem. 

Teresinha de Jesus Ferreira


Nenhum comentário: