quinta-feira, 7 de junho de 2018

#tbt Moscou - Visite a Главный Универсальный Магазин




Fachada de entrada da galeria Gum

GUM é a abreviatura de Loja de Departamento Estatal ou "Государственный Универсальный Магазин". Um comércio de lojas que havia em várias cidades da Rússia à época da antiga União Soviética, hoje transformado em um grande centro de lojas próximo da praça Vermelha e do Kremlin em Moscou.

Durante a sua história, este edifício mudou de funcionamento com finalidades diferentes. Serviu como mercado de abastecimento de bens de consumo popular, passou a ser usado pelo governo de Stalin e só em 1953 voltou a ser departamento de lojas.

Com o fim da União Soviética o Gum tornou-se um centro comercial de luxo, um dos maiores da Rússia, e passou a se chamar Loja de Departamento Universal  - Главный Универсальный Магазин, mas preserva o nome GUM como tradição.
 
É luxuoso, é bonito, e é para qualquer um entrar, conhecer, conferir a arquitetura e a  magnitude deste elegante edifício imperial. O telhado de vidro feito para suportar o peso da neve no rigoroso inverso russo, os jardins internos, repletos de cafeterias e restaurantes, são de encher os olhos de prazer.

A iluminação noturna, outra grande característica de Moscou, considerada uma das mais belas do mundo, faz do Gum uma parada obrigatória na capital do maior país do mundo.
Fachada laterial da galeria Gum.Vista norturna.
Canteiro externo da calçada do prédio da galeria

Canteiro externo da calçada da galeria Gum

Corredor e canteiro interno da galeria Gum

Corredor interno

 Chafariz no corredor interno da galeria Gum
Corredor interno com o detalhe do teto de vidro

Corredor interno da galeria Gum
Fotos de Raquel Ramos.
Seu blog dá acesso ao deficiente visual?

Nenhum comentário: