sexta-feira, 26 de julho de 2019

Abra seus olhos para o deficiente visual.

Print da tela do Instagram assinalando "Configurações avançada" que direciona para a tela de "Texto Alternativo" para acessibilidade do deficiente visual


A opção "Texto alternativo" no Instagram possibilita a leitura, do assunto publicado, por pessoas deficiente visual.  Você já percebeu essa alternativa?

A preocupação com a acessibilidade do deficiente visual nas redes sociais é uma questão de cidadania, e também uma responsabilidade sua. Sim, uma responsabilidade de você pessoa comum que publica fotos do filho, da comida, da praia, da viagem, da bebida, da lancha, da maquiagem, do que vende, do que compra, e tudo o mais que seja possível ser postado. É só copiar e colar o seu texto, clicando no "Texto alternativo"  e completar com a descrição da foto.

Da mesma forma a hastag #pracegover foi criada para acessibilidade do deficiente visual. O projeto "Pra Cego Ver", com página no Facebook, é uma iniciativa da professora baiana Patrícia Braille. Porém, de nada adianta só curtir e seguir a página, é preciso, principalmente, utilizar a hastag #PraCegoVer nas postagens. Assim você estará possibilitando que um deficiente veja as suas publicações e fotos.

E foi com prazer que vi a iniciativa da empresa Kolosh.dakota.com.br postar de forma eficiente as suas vendas no Instagram.  Observem a descrição. É possível que muitos, de visão clara e perfeita, não tenham percebido tantos detalhes.

Print da tela do perfil da Kolosh, no Instagram,  apresentando o lançamento do tênis Vintage como tendência e a hastag #PraCegoVer com a descrição da foto, transcrita abaixo entre aspas.

" #PraCegoVer Imagem na cor vermelha, com repetição da palavra vintage, escrita na cor branca, no canto inferior esquerdo e também no canta superior direito. No centro da imagem, para de tênis vintage branco. Fim da descrição".

Certamente outras empresas já procedem desta maneira ou logo devem começar. Mas, não só as empresas têm essa obrigação. O digital influencer, os formadores de opinião, de tendência, os jornalistas, os fotógrafos, os blogueiros, os twiters, o pai, a mãe, os avós, os tios e primos. Enfim, abra os seus olhos para o deficiente visual.
 
Para um cego ver você, é preciso ter um comportamento correto. Da experiência que tive, na entrevista com a atleta paralímpica Adria Santos, fiz desse assunto um compromisso. Já faz tempo que divulgo, neste blog, a importância de colocar legenda nas fotos. Só assim essas pessoas conseguirão saber o que tem na postagem.

Já é uma realidade o uso de smartphones e computadores pelo deficiente visual. Mas como isso funciona? A leitura de texto feita pela tecnologia, emite um sinal sonoro quando este encontra uma foto. Desse modo, o leitor cego, sabe que ali tem uma foto, mas sem a legenda, a ferramenta não "lê" o que está na imagem. Por isso, temos que descrever o que tem ali.
LEGENDE SUAS FOTOS

Não se acovarde, não tenha preguiça, pratique a cidadania. Eles também gostam de “ver” fotos. É por isso que no blog superlinda, tem em cada foto algo escrito, por exemplo: "eu com a camiseta do blog escrito superlinda nas costas, nas ruas da cidade de São Paulo, na avenida Paulista, cheia de carros, em frente a cafeteria, em dia de sol ou chuva," e tudo o mais que seja possível acrescentar. Talvez alguém já tenha pensado sobre o porquê dessa descrição, aparentemente tão boba, e a resposta é simples: É para o deficiente  “ver”.

É simples, é fácil, mas sim, dá um pouco de trabalho. Se está com pressa, não publique. Mas se publicar sem descrição, lembre-se sempre, alguém deixará de enxergar sua foto. 



Post sem interesse ou troca comercial.


Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual.


Nenhum comentário: