sexta-feira, 19 de julho de 2019

O SuperLinda no Jardim do Sol - Florada dos girassóis






O girassol tem a particularidade de ser uma planta heliotrópica, ou seja, gira o caule sempre se posicionando na direção do sol. Mas, há quem diga também, que ela apenas dança e ele, o sol, admirado pela sua beleza, é que a segue. Mesmo que não passe de mais uma lenda, a história é cheia de sensualidade e amor.

Para Joinville, conhecida como Cidade das Flores, em plena época do Festival de Dança, a lenda da dança com o sol, parece dar ao espetáculo conhecido como a "florada dos girassóis", um ar muito próximo da realidade da cidade.

A planta originária dos Estados Unidos, floresce com as cores do Brasil, nos canteiros feitos pelas mãos de Neusa e Dario Bergmann. Este é um espetáculo, que acontece uma vez por ano, feito relâmpago. Dura apenas 12 a 15 dias. 

Tudo começou em 1990, no local conhecido como Agrícola da Ilha, no bairro Jardim Sofia. No início, ali reinava apenas o Hemerocallis. Uma flor, que de tão segura da própria beleza aceitou dividir o espaço, enquanto aguarda reflorescer, com o radiante girassol. Assim surgiu o Jardim do Sol. Essas duas por sua vez, darão lugar até a próxima florada,  para a colorida Sunpatiens. Um nome complicado para uma flor conhecida por “beijinho” ou "Maria-sem-vergonha".

E assim de flor em flor, de canteiros em canteiros, de floradas em floradas, o local atraí  e encanta milhares de pessoas o ano inteiro. Além das flores, aos sábados e domingos é possível tomar café da manhã ao estilo café colonial. Há também, campos para piqueniques, trilhas, lagos com peixes.  Além disso, no centro do gramado, uma capela para orações e que serve de cenário para realizar casamentos ao ar livre. 

Encante-se.

Foto panorâmica do jardim dos girassóis.
Placa com breve histórico do Parque dos Hemerocallis
Placas indicativas do que há no local: Café, jardim, sanitários, capela.
Entrada do jardim e parte frontal da capela e seus vitrais,  no centro do gramado. Foto de Marilisa Roh.
Lateral da capela e os jardins de girassol. Foto de Marilisa Roh
Raquel Ramos entre os girassóis

Link da localização
Foto do hemerocallis - ilustrativa da internet do link
Foto de Sunpatiens - Ilustrativa da internet link

Seu blog dá acesso ao deficiente visual?    Fotos legendas para acessibilidade do deficiente visual.

Nenhum comentário: