sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Divulgação de Blogs Nas Redes Sociais


Foto montagem com o logo, da camiseta do Blog SuperLinda, do selo do Bookcrossing e de uma foto no centro da Cidade de Colônia -DE - Alemanha, de propaganda do Facebook.


Depois de tanto promover, divulgar, criar formas, incentivar e principalmente convencer a todos, de que é no FaceBook que você vai crescer e vender, ele cortou essa boquinha. 

Quer divulgar? Pague. Mark Zuckerberg deu um basta na propaganda gratuita. No Wordpress e no Google não é diferente.

Eu sinceramente não estranho isso. Afinal, tratam-se de empresas privadas com fins lucrativos. Argumentos como o de que, no começo não era assim, é de uma inocência pouco compatível com a inteligência de todos que usam as redes sociais.

Se pensarmos que no início ninguém cobra nada e que com o crescimento do blog, vendemos nossos produtos materiais ou intelectuais, idéias e serviços, porque Mark não faria o mesmo?

Entre blogs não é muito diferente. Por aqui há uma forma de pagamento e nem sempre o custo é barato. A base de troca tem moeda e é chamada de seguir, compartilhar, retwitar e a mais valiosa delas, divulgar. 

Essa tal felicidade para tudo e para todos, que temos de ter, é a essência da sobrevivência na blogsfera.

Sob o ponto de vista qualitativo, questiono até que ponto este tipo de divulgação, via redes sociais, é válida. Sabemos de pessoas e blogueiras que " curtem" nossos posts pela fotinho e pelo título, sem sequer abrir o link para ler ou ver o que postamos. #ficaadica

Que o digam as administradoras de grupos de blogueiras que vivem pedindo para que visitem e deixem comentários. Portanto, vamos deixar cada um cobrar o que é seu de direito.

Postei outro dia no twitter que "Se eu não moderar minha sinceridade, vou perder todos os meus seguidores, ou melhor, só os sinceros continuarão me seguindo".

Sabe o que acontece? Não dá para fazer cara de paisagem para tudo. Ninguém está falando da parte social das redes sociais, postagem de fotos pessoais e interação entre amigos e sim do comércio que lá está estabelecido.

10 comentários:

Maria Lúcia Marangon disse...

Realmente é mesmo ingenuidade acreditar naquela história do "é grátis e sempre será".
Mas, como você disse lá no meu blog, vamos em frente!
Beijos, Raquel!

silvia helenice disse...

Mais cedo ou mais tarde, há que se dar o devido valor a esse servico, que deu "canja" por muito tempo. Muita gente faturou legal e agora é hora de retribuir. Justo...

lua alessi disse...

"Quer divulgar? Pague. Mark Zuckerberg deu um basta na propaganda gratuita" então...não entendi muito isso, como vai funcionar, o que é considerado propaganda...link de um post de um blog, por exemplo? Tenho que ler mais sobre.

Achei estranho foi aquela coisa do WordPress fazer propaganda e, se a gente não quiser isso, tem que pagar...pra não anunciar. Mas também tenho que ler mais sobre...em relação ao blogspot não sei se já tem isso também...ainda não notei nada 'diferente'.
Mas é fato... muita coisa no começo é de graça, tem desconto ou distribui brindes para chamar clientes, pra se tornar popular. Estratégia de marketing.

E vc está certa quando diz "Por aqui há uma forma de pagamento e nem sempre o custo é barato. A base de troca tem moeda e é chamada de seguir, compartilhar, retwitar e a mais valiosa delas, divulgar. "

Cada um cobra da forma que mais lhe interessa, uns em $ outros em audiência.

Unknown disse...

Concordo... Afinal nem relógio mais trabalha sem custo... ou melhor, nunca trabalhou...

Raquel Ramos disse...

Oi Maria Lucia, e devo dizer-lhe que onde primeiro li sobre este assunto foi no teu blog. Obrigada abraços.

Raquel Ramos disse...

Certamente, muitas pessoas usando seus blogs para ganhar $ fazendo propaganda deste ou daquele produto. Abraços.

Raquel Ramos disse...

Luallessi, eu não creio que vc indicar um link de algum post seja uma propaganda, se vc não estiver vendendo o produto. Comercio é comércio, marketing é marketing e blog de opinião e sem interesse comercial são perfeitamente distintos. Um grande abraço.

Raquel Ramos disse...

É isso mesmo , trabalho de graça ninguém faz. Abraços

Vera Moraes disse...

Acho válido e vale a pena! A divulgação através de uma Fanpage é muito rápida para quem quer comercializar serviços/produtos. Bjus!

Malú Holzmüller disse...

Amiga com certeza nada é " Grátis " nesse mundo.Inclusive na blogosfera.
Bjs.