quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Homossexualidade - Félix - Mateus Solano



Até que ponto a divulgação na mídia e o surgimento em massa de personagens gays nas novelas da Globo, é positivo?

Na atual campeã de audiência Amor à Vida, temos três personagens gays. Niko - Tiago Fragoso, Eron - Marcello Antony e Félix - Mateus Solano.

Félix, até pouco tempo atrás, era o personagem do mau, pouco simpático e diabólico da trama.  

Motivo e inspiração de comentários e piadas dos mais homofóbicos possíveis, nas redes sociais. 

Niko e Eron formam um casal gay, com discretíssimas carícias e olhares de cumplicidade. Adotam uma criança querendo formar uma família. Representação de uma vida a dois, já aceita pelo público, como deve ser. 

_Hoje em dia é assim mesmo...ouvi isso de várias pessoas, mesmo que sem nenhuma vibração.

Para elevar o índice de audiência deste núcleo, criaram uma confusa e ridícula situação de uma inseminação artificial, que foi sabotada. Ainda sem explicações do porquê, mas como é novela, tudo pode.

De repente ele, o Félix, levanta a audiência. Coisa que nenhum dos casais héteros da novela conseguiram fazer.

Mas as custas do que essa audiência sobe? As custas da transformação do então personagem, um grande e problemático executivo, numa caricatura apalhaçada e estereotipada do gay.


Agora ouço homens, mulheres, velhos e crianças, achando o personagem  muito divertido e o ator, um verdadeiro espetáculo.
Mateus Solano é admirado por todos. 

_Está ótimo no papel, é só o que dizem.

Sinceramente??? Estão fazendo o personagem fazer a piada que o povo gosta da ver e ouvir nas ruas sobre o gay.

Isto não é preconceito? O gay não pode ser normal, tem que ser palhaço e divertido.



Quando eu digo que não gosto de homossexual afetado, mesmo com a justificiativa de que, não gosto de  g e n t e  afetada, seja quem for, alguém sempre me questiona se sou contra ou a favor do gay.



E eu respondo:
_Ninguém tem de aceitar, ser contra ou a favor, gostar ou não gostar do homossexual. 
Homossexualismo existe e pronto, faz parte da vida.

A comédia esta feita. 

Agora só torço para que Mateus Solano não se torne mais um Marcelo Serrado, que não consegue desvincular seu nome do personagem Crô.




*Já falei mais deste assunto no post Homossexualismo e a Liberdade de Expressão.


Postado por



Raquel Ramos

raquel@superlinda.com






6 comentários:

lua alessi disse...

Sinceramente não parei muito pra pensar nisso no caso da personagem Felix... o que me chama muuuuuuuuuuuito atenção, na verdade reforça algo que eu percebo faz tempo, é como as pessoas levam mais em conta quem executa uma ação do que a ação propriamente dita. É só ver quando coisa ruim, má, cruel o Félix já fez... não só jogar criancinha em lixo, mas os maus tratos com o filho, as vezes que fez a cabeça da Paloma pra se livrar dela (como incentivar ela fugir com o Ninho no começo da novela). Mas Félix é sarcástico, afetado, tudo de uma forma divertida e, é fato: simpatia conquista o mundo. Se ele fosse um personagem duro, fechado, antipático ele podia agora salvar criancinha de enchente que povo ia achar que, no fundo, ele estava querendo fazer média...estava sendo falso, estava querendo se aproveitar da situação. Mas Félix, com seus trejeitos e graça, agrada. As maldades dele, assim, são perdoadas...relevadas. E não tem relação por ele não ter tido amor do pai e isso sensibilizar, se ele fosse um personagem antipático, povo ia achar que o pai tinha era razão...mas no caso do Félix, é, o povo torce pra que ele tenha o seu final feliz...e divertido, claro.

Jô Turquezza disse...

Sendo pessoas do BEM, não tenho preconceitos. Aliás, fui criada a não ter!
Acho que pessoas são pessoas e pronto.
Sem dúvida que esta novela está meio caricata, eu digo que o autor escorregou na maionese rsrs
Não perdoaria as maldades do Félix, nem com ele se regenerando!
Mas, a personagem ...........o Mateus Solano é indiscutivelmente um dos melhores atores da nova geração da Globo despontando. E ele não ficará com estigma, tenho certeza. Ele é muito diferente em todos papéis que faz.
E quanto a "tantos" gays na novela, está retratando a vida real que nos cerca.
E a inseminação foi muito bem esclarecida. Isto é real!
Beijos querida.

lua alessi disse...

Eu voltei porque acabou que meu comentário não teve relação com a questão que você levantou, mas com uma observação minha sobre o personagem, que não tem relação com o fato dele ser gay ou não...meu comentário tem relação com a personalidade dele, com a simpatia dele...com o quanto ele diverte as pessoas e, nesses quesitos, tem muito hétero parecido.
Mas.. sei lá, seu post me deixou com aquela impressão que 'empurrar os gays pra sociedade não é algo bom, mesmo eles sendo personagens reais', talvez eu tenha tido essa impressão por causa de algumas frases, mas também pode ser que seja má interpretação de texto que esse fim de ano e perna machucada, tá puxado (até dei uma pausa nos livros).

Mas sabe...bem, me desculpa...mas não acho que a globo 'induz' a pensar assim...olha, eu moro em cidade pequena e, só numa meia dúzia de ruas aqui posso dar exemplo de uma meia dúzia de pessoas que tem um comportamento que o povo encaixa em 'gays, viadinho, bichona' dependendo de como se comportam. E entre eles conheço gente legal e educada e gente que faz avó, com quem mora, de gato e sapato!
É gente que anda 'normal' é gente que mete shortinho e blusinha curta(não muito diferentes das variedades femininas da cidade, é fato rs)

Bem, mas é isso... a emissora, pra mim, só retrata um tipo de gente bem comum de se encontrar...no caso o Félix ser gay é só um detalhe. Pro tema do meu texto, não pro seu, claro :)

Raquel Ramos disse...

Minhas colocações foram única e exclusivamente comparando os três personagens gays na novela. Os dois que formam o casal com um comportamento normal de gay, não conseguiu fazer a audiência deslanchar, assim como nenhum dos casais héteros da novela. E o personagem Félix só conseguiu isso DEPOIS que o transformaram num tipo estereotipado.
A qualidade do ator é indiscutível, mas o reconhecimento que ouço das pessoas, ou a popularidade dele aumentou em função desta mudança dos personagem.

Lulu on the sky disse...

Raquel,
O fato é que o autor conseguiu descaracterizar a vilania do Félix, transformou em um novo Crô que caiu no gosto popular com os bordões bíblicos. Aliás toda novela é muito caricata. O autor deveria ter desenvolvido a história do Eron e do Niko sem ter barriga solidária e a maioria das pessoas tem preconceito contra os gays.
Big Beijos
Lulu
http://luluonthesky.blogspot.com.br

Tem sorteio rolando no blog: sorteio saia intensy modas

Raquel Ramos disse...

EXATAMENTE isso Lulu. Um abraço.