terça-feira, 8 de setembro de 2015

Em PORTO BELO...

Porto Belo um município a 60 km de Florianópolis. Sua colonização iniciou por volta do ano de 1753, com a chegada de portugueses. Ficou conhecida entre os navegadores por ser uma enseada de águas tranquilas, boa à navegação e por sua pequena ilha onde os navios abrigavam-se de tempestades com segurança.
Porto natural com um significativo aumento de turistas nas temporadas de verão e com a chegada de embarcações e transatlânticos.
Mesmo assim ela se mantém autenticamente açoriana e singular. No sotaque, modo de pescar, suas festas folclóricas como Boi-de-Mamão, Terno-de-Reis, Queima das Cruzes, suas casas coloridas e vilas de pescadores demonstram essa forte influência.
Outras praias, Estaleiro, Caixa D'Aço, Araçá, Perequê fazem parte da cidade, mas  a Porto Belo mesmo, aquela que conheço desde a infância é essa aqui. De águas mansas, tranquilas, o morro do costão, o trapiche e nesse canto da praia que permanece como uma comunidade só do povo que aqui chamamos de veranistas, aquele que veraneia todos os anos em sua própria casa.
Porto Belo é bucólica. Insisto nesse termo usado somente para ambientes campestres. Se bucólico significa também ingênuo, simples ou puro, que neguem o que essas imagens dizem.  

O superlinda esteve lá e foi flagrado enquanto teclava. Fotos necessárias ao post para registrar o momento e mostrar a beleza do lugar.
Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui)  1 e 2 Fotos de Porto Belo, a mesma paisagem do mar e do costão em horários do final da tarde. 3 - 4 - 5 - 6  fotos minhas tendo ao fundo o mar de Porto Belo e as antigas casas.


2 comentários:

Mila Ramos disse...

Porto Belo foi nosso primeiro caminho para a praia, visto a praia de Tijucas ter uma argila mole, ás vezes fluida, chamado tijuco, o que deu nome à Tijucas.
Porto Belo, minha bela Raquel, parece contigo.
bj mãe

Raquel Ramos disse...

Mãe é mãe...bj