domingo, 23 de setembro de 2018

"I Pianíssimo" um evento de grande porte.



Informações do encarte de programação


Joinville viveu o "1º Pianíssimo", um movimento cultural que eleva o nome de Joinville. Durante os dias 19 a 23 de setembro, circularam entre pianos e salas de teatro, salão de beleza, shopping centers, escolas e praças, nomes renomados na arte de executar esse instrumento. Entrada franca em todos as apresentações.

“Pianíssimo é um termo italiano usado na linguagem musical para indicar um som de volume mais baixo. E é justamente esta relação próxima ao piano que o festival ‘I Pianíssimo’: Todos os Pianos do Mundo” quer proporcionar ao seu público”. Este é o texto inicial e explicativo do site do evento e da Escola de Bela Artes de Joinville.

Literalmente um projeto de grande porte. Parabéns a todos os envolvidos. Senti orgulho de viver Joinville. No I Pianíssimo artistas de padrão nacional e internacional disseminando a música clássica e suavizando nossos ouvidos.

No último dia de audição assisti a apresentação de Valentina Lisitsa. Nascida na Ucrânia, a pianista de carreira internacional leva a música clássica para o Youtube e se torna uma estrela da internet. Sim, realmente os tempos são outros. O seu canal possui 350 mil inscritos, 147 milhões de visualizações, com uma média de 75 mil por dia. Estes dados foram obtidos do impresso entregue pela organização.

É uma menina. Vista de longe sem poder fotografar, posso apenas descrever o que assisti no palco. De vestido longo modelo princesa, de cor tão clara quanto a dos seus longos cabelos, era o que se avistava sob o facho de luz que caia sobre ela e o piano de calda. Os movimentos dos seus braços lembravam a leveza de uma bailaria. Suas dedos dedilham o teclado branco e preto na intensidade do sentimento da música. Ora triste, ora alegre, ora dramática, ora feliz.

Mas feliz mesmo foi quem teve a oportunidade de assistir ao espetáculo. #Ipianissimoeufui.


Imagem de divulgação do evento

Link de apresentação de Valentina Lisitsa no YouTube

 Link de apresentação de Valentina Lisitsa no YouTube
 
Ingresso: entrada franca

Nenhum comentário: