sexta-feira, 5 de agosto de 2016

O alcance do telejornalismo





Depois do rádio, a televisão é o meio de comunicação mais utilizado pelo brasileiro, seguida da internet. Um estudo realizado (link) mostra que os usuários de internet passam mais tempo navegando do que os telespectadores passam assistindo a programas na tevê, mas o alcance da televisão é maior que o da web nos lares brasileiros. 

A tevê, vista mais como entretenimento, tem um jornalismo visual e informativo. Seu telejornalismo perde em credibilidade para o jornal impresso, porém chega a lugares que o impresso não alcança. 
Daí a importância e a responsabilidade do jornalista pela notícia transmitida por esse meio. Esta é uma tomada de consciência, uma visão adquirida quando se estuda jornalismo para a televisão. 

Tudo o que é mostrado durante um telejornal, com aparência de que foi feito como num passe mágico na tela, é elaborado com precisão para aquele formato. Na notícia do jornal televisivo não há omissão de fatos, ela é sintetizada.

O SuperLinda registrou uma antena parabólica em moradia de quem não tem saneamento básico mas tem televisão, da mesma maneira como antes todos tinham rádio. Esta é uma faixa da população que não tem acesso a qualquer outro tipo de notícia que não seja pela tevê. 

Uma realidade verdadeiramente brasileira, a olhos vistos de quem passa pela BR-364 na rica região de Mato Grosso.




Fotos detalhadas para acesso do deficiente visual, para saber mais clique no link  São três fotos da mesma casa com zoom aproximado mostrando a antena parabólica em casas de assentamento, feitas com plástico e lona.

Nenhum comentário: