domingo, 25 de setembro de 2016

O SuperLinda em LAPA (PR)




Um passeio despretensioso levou o #SuperLinda até Lapa, uma cidade de 47.000 habitantes, distante 50 km de Curitiba, no Paraná.

A primeira sensação é de estar fazendo uma viagem ao passado. 

Caminhar nas ruas rodeadas de arquitetura colonial, ouvir o silêncio da cidade interrompido por uma fanfarra na praça central, ler a data de 1784 cravada na porta da igreja no centro histórico, faz você compreender que  Lapa  está, na verdade, fazendo uma viagem para o futuro.

Preservar a história é a atitude mais moderna para manter o passado vivo e presente para sempre.

 "Com origem ligada ao tropeirismo, a Lapa é uma das cidades mais antigas do Estado do Paraná e mantém seu Centro Histórico com características originais. As ruas de paralelepípedos, as réplicas de luminárias antigas e construções em estilo colonial português dos séculos XVIII e XIX encantam os visitantes. Nestas ruas e imóveis está viva a memória de um episódio que marcou a trajetória política brasileira e ficou conhecido como Cerco da Lapa.

O nome da cidade tem origem na marcante presença, ao leste, de uma montanha com formações rochosas que contém uma gruta em que viveu, por algum tempo, o monge João Maria D’Agostinis, tornando-a ponto de peregrinação e de grande valor místico." Do site da Prefeitura Municipal de Lapa.

Próximo post: A Pousada Tropeiros, passeios e grastronomia imperdível.


Nenhum comentário: