domingo, 21 de julho de 2013

Na Alemanha É Assim...





Comentário de Silvia no compartilhamento que fiz no FB sobre a "cota"de ingressos para a Copa do Mundo, destinado ao Bolsa Família, onde perguntei se havia alguém que tivesse um cartão do BF para me emprestar.

Silvia Helenice Nitschke é brasileira, advogada formada pela PUCParaná, casada com o alemão Werner Nitschke e reside em Dortmund, na Alemanha.

Silvia sempre tem importantes e boas informações a nos dar sobre sua vida na Alemanha. Já a convidei para escrever e assim podermos compartilhar todos estes conhecimentos. Como ela ainda não se dispôs, vou colhendo seus comentários e publicando.

E sobre as carteirinhas, o que ela disse foi:

"As carteirinhas que tenho, valem mais que isso. A primeira é a da Krankenkasse (Plano de Saúde), que me dá direito à saúde, melhor do que o padrão FIFA, inclusive com reembolsos de despesas efetuadas no exterior e a outra é a Fahrkate (uma espécie de Vale Transporte que me dá direito a circular por onde eu quiser, quantas vezes quiser e aos fins de semana, posso viajar para as cidades vizinhas de até 100km de distância, levando mais um adulto e duas crianças…São minhas carteirinhas que valem muito mais
que meus cartões VISA ou CREDICARD…"

Sem dúvida alguma Silvia, o "Admirável Mundo Novo" é na velha e antiga Alemanha.

Nenhum comentário: