sábado, 13 de julho de 2013

Por Que Viajar é Cultura? BETTY FARIA



           Link da imagem *Foto da atriz Betty Faria, saindo do mar, usando um biquini com top em modelo tomara que caia, na cor branca com estampa floral em rosa e roxo.

Há alguns anos, fiquei vinte dias de férias em Ibiza, na Espanha.

Lá passei pela experiência de pela primeira vez frequentar uma praia onde as pessoas faziam topless.

Mesmo sabendo que isso era comum por lá, não tenho como negar, que no primeiro dia, causou-me impacto ver corpos nus para todos os lados.

Corpos nus sim, porque não era só topless que as mulheres faziam. Via-se também e em quantidade, homens e mulheres se banhando, se bronzeando ou caminhando na praia de corpos nus.

Vi muitos homens e mulheres de corpos jovens e bonitos,  de corpos jovens e feios, de corpos jovens e gordos, de corpos jovens e pequenos, jovens e grandes, todos N U S.

principalmente eu vi muitos homens e mulheres velhos, idosos, melhor idade ou qualquer nome que falsamente damos aqui no Brasil, indo à praia, 
N U S.

Todo o espanto que tive no primeiro dia, foi dissipando-se ao entender que este comportamento é praticado com naturalidade e não por exibicionismo.

Porque Viajar é Cultura?

Porque você aprende que as pessoas jovens ou velhas tem o direito de ir à praia sem serem fotografados. 

Porque você aprende que velhos, vão e podem ir à praia por puro prazer, assim como os jovens e bonitos.

Porque você aprende que usar ou não um biquini aos 72 anos é normal. 

Porque você aprende que uma mulher como Betty Faria, que um dia foi jovem, bela e de pele tão esticada quanto deve ter hoje essa pessoa que bateu e divulgou essa foto, esta viva e tem todo direito de ir à praia do jeito que quiser.

Porque você aprende que no país tropical abençoado por Deus e bonito por natureza, fotógrafos e jornalistas ( da matéria) são preconceituosos com as pessoas velhas e de pele enrugada.





8 comentários:

lua alessi disse...

Essa semana até fiz um post no meu blog com o título 'Está te incomodando? Olha pro lado, uai'. As pessoas são muito idiotas, quase sempre costumam ser mais exigentes com a aparência das pessoas que com o caráter delas.

A pele não tá boa, é, não tá, mas ela não tá fazendo propaganda de creme de rejuvenescimento, tá na vida, tá curtindo o mar, tá aproveitando o dia de sol, coisa que esse povo devia estar fazendo ao invés de ficar de blá-blá-blá ofensivo em cima dela ou de qualquer um cuja aparência incomode o olhar alheio. Sim, o cérebro da gente tem lá seu 'acho bonito, acho feio' e acho isso normal, mas as pessoas deviam guardar isso lá no cérebro delas. Se não é algo que é pra ajudar o outro, porque nessa caso não tem jeito; é idade, é genética, são os anos que vão passando e sim, melhores pra uns, nem tanto pra outros fisicamente, mas esses não tem direito de curtir a vida, de dividir o mesmo sol, de sentir o mesmo mar? Pra que ficar humilhando, magoando?

Raquel Ramos disse...

Luallessi, eu li esse teu post e concordo com você. Assim como tem razão quando diz que a Betty Faria estava ali, aproveitando a vida e não trabalhando. Obrigada pelo comentário.

Roberto Coelho disse...

Estou quase batendo nos 60 anos e sinto minha pele perder elasticidade, as marcas do tempo estão visíveis no meu rosto. Minha agilidade e resistência física já não são as mesmas. Algumas pessoas podem achar isso terrivel. Envelhecer, velho, idoso, terceira idade e melhor idade, são palavras consideradas, por quase a totalidade das pessoas, pesadas para definir esta fase da vida.
Como disse com quase 60 anos vividos, vejo a vida "de cima", vejo a vida com serenidade e sempre que posso, aprecio alguns frutos de atitudes que "plantei"...
Envelhecer é natural. É um caminho que todos nós sem excessão, vamos ter que cruzar. Como o faremos não importa. Se for de sunga, ou de bikini, usando uma burka, ou um terno, todos nós chegaremos lá. O que importa realmente é estar bem consigo mesmo. Bety Faria foi à praia de bikini aos 72 anos? Ótimo! Parabéns a ela por ser uma pessoa bem reslvida com relação ao seu corpo e à sua idade. Estúpidos, sensacionalistas e outros idiotas continuarão existindo... e certamente envelhecerão também...

Raquel Ramos disse...

Olá Roberto Coelho. Obrigada por seu comentário. Um comentário de quem tem o que falar sobre experiência, luta e superação na vida.

Roberto Coelho disse...

Bom domingo Raquel!

Jô Turquezza disse...

Pois é, já sou excluída de alguns grupos porque não sou "novinha" (elas não dizem, mas já chegaram aos 40). Nem liguei! Porque gente que pensa assim não é inteligente. Todos ficamos com mais idade a cada ano(a não ser que morra). Eu uso biquíni, não sou esbelta. Já fiz topless e se for para um país onde todos tomam banho nus, eu vou também, porque adoro curtir a natureza ........
Mas o mundinho de algumas pessoas é muito pequeno e cruel! Quero ver quando essas pessoas que criticam fizeram 70, 80, 90 anos .......... vão se matar?
Boa semana.
Beijos querida.

Raquel Ramos disse...

Oi Jô. Obrigada por seu comentário. Comentário de quem como eu já não é mais "novinha", mas muito mais cheia de vida, em todos os sentidos, do que os jovens. Um abraço.

Luciene Tenório Nunes disse...

Olá Raquel,
Aqui em Portugal já vi em praias públicas, em Cascais e em Lagos, pessoas fazerem topless sem serem incomodadas, Graças a Deus. Normalmente são turistas e não causam, ao menos que eu tenha presenciado, qualquer embaraço a quem está ao lado.
Vi as fotos da Betty e achei ótimo ela ter chegada a idade que tem, com a cabeça sem teias de aranha, usando um simples biquini na praia que sempre frequenta. Que eu saiba, ela não causou constrangimento aos outros banhistas. Quem fotografou e postou de maneira preconceituosa é que foi desrespeitoso com uma atriz que cresci assistindo na TV, novela após novela, com um largo sorriso que ainda mantém.
Vendo toda a repercussão que a tal foto causou (aliás, ela foi genial em suas declarações), acho que é proibido a uma pessoa, do meio artístico que já foi muito bonita, envelhecer! Pena.
Bjs.