sexta-feira, 5 de julho de 2013

Plebiscito ou Referendo

É só do que se fala...

Mas a verdade é que muito pouco se sabe sobre o assunto. 

É matéria complexa e abrangente. Querer entende-la ouvindo debates na tv ou lendo artigos em jornais de cientistas políticos, é deixar tudo ainda mais  confuso, algo assim como "junto e separado".

Incompreensível mesmo fica, quando as explicações vem da parte dos políticos.

E  o que eu entendi disso tudo até agora é:

Eles leia-se o governo e partidos aliados, estão propondo um Plebiscito e o que vi e ouvi no anuncio de Mercadante dizer foi "Esta decidido" e não está proposto. Isto é IMPOSIÇÃO, não gostei.

Plebiscito? Reforma Política? Ninguém pediu isso....

Mas é com isso que querem nos enganar.

Plebiscito é uma CONSULTA feita ao povo ANTES de uma LEI (Reforma Política) ser constituida.

Constituinte é a elaboração da Reforma Política feita pelos representantes (Eles) do povo.

Explicação: Eles perguntam para o povo se querem uma reforma política, o povo responde que sim ou que não. Se a resposta for SIM, eles vão lá e fazem a tal reforma política, afinal nós os autorizamos a fazer. 
A questão é que não sabemos os termos e em que bases será feita essa reforma, porque Eles ainda vão fazer e de certeza sabemos apenas que terá qualquer coisa que possa beneficiar-lhes.

Referendo é uma CONSULTA feita ao povo DEPOIS da LEI (Reforma Política) constituída.

Explicação: Eles fazem a reforma política (Lei), apresentam ao povo e após nossa análise diremos SIM ou NÃO através do referendo.

Não há confusão nenhuma nisso, o que há é muita intenção do governo em nos deixar confusos para  conseguirem mais proveito dos seus confusos negócios.

A minha visão simplista de ver tudo isso, e seguindo os ítens abaixo das declarações de nossa Presidente (PresidentA nunca), é: se deixassem de lado essa discussão de Plebiscito ou Referendo e fossem trabalhar das 8:00 ao 12:00 e das 14:00 às 18:00 de 2a a 6a feira, deixassem de roubar, certamente concluiriam que nada disso é necessário.

Eles conseguem tudo o querem, quando querem e como querem, mas agora, só se nós quisermos.




Resumo das declarações da Presidente

1- Pacto de responsabilidade fiscal.

- Já criado por FHC, porque isso agora?


2 - Pacto pela reforma política.

- ????? Obscuro...


3 - Pacto pela saúde (importação de médicos estrangeiros).

- Dos maiores absurdos e desrespeito a uma classe TRABALHADORA brasileira, Sra Presidente, que ouvi na minha vida.


4 - Pacto pelo transporte público.

- Pacto???? Isso é obrigação sra Presidente, não tem o que ser discutido. Transporte  P Ú B L I C O é para ser público e bom.


5 - Pacto pela educação pública - "A presidente voltou a falar que é necessário que o Congresso aprove a destinação de 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação."

_ Alguém acredita nisso? 100% e a presidente dizendo que o Congresso tem que aprovar. Não é uma contradição ela não conseguir essa aprovação e conseguir a aprovação do Plebiscito?
Com o endividamento atual da Petrobras (como nunca antes neste país). o que significa exatamente estes 100%. Dos royalties ou da dívida ?


SIMPLES ASSIM, não tem nada de complexo, como falei lá no início. O que tem é muita vergonheira, roubalheira e vigarice.


Foto ilustrativa do personagem KID VIGARISTA.
Dick Vigarista é o vilão do filme Corrida Maluca, que sempre tenta ganhar com sua trapaças.



3 comentários:

artes e arteirices disse...

eita cortina de fumaça que esse povo faz com a gente... aff

Raquel Ramos disse...

Mara Oliveira, mas vamos em frente sem esmorecer.

Unknown disse...

Parabéns pela explicação,de maneira simples,objetiva e "enxuta"...O "des"governo está tentando reverter a situação dele com o aval do povo...