sábado, 20 de fevereiro de 2016

NUMERO ZERO - LIVRO DE UMBERTO ECO



Umberto Eco esteve no meu pensamento durante toda essa semana. Ontem seu livro Número Zero foi assunto de estudo e debate na aula de Jornalismo Impresso II e para isso lemos a entrevista dele ao brasil.elpais.com

Hoje todos nós, alunos, repetíamos uma única frase: 
_Ainda ontem falamos dele.

O livro "retrata um editor que monta um jornal que não sairá às ruas, mas cuja existência serve ao magnata para intimidar e chantagear seus adversários". Jornais especializados na máquina da lama.

Umberto Eco diz que o livro traz o "eco" de muitos outros artigos seus e "que as pessoas esquecem amanhã o que leram hoje". Ele aborda que a "internet pode ter tomado o lugar mau jornalismo", quando acredita-se em tudo sem diferenciar se a fonte é "credenciada da disparatada".
Aponta a idéia de um bom jornalismo, àquele que se dedicar a analisar e a criticar se o que aparece na internet é falso ou verdadeiro.

"Controlar a verdade do que aparece na rede é, para Eco, imprescindível . Uma tarefa à qual deveriam se dedicar os jornais tradicionais, para que esses continuem sendo, no futuro, garantidores da democracia, da liberdade e da pluralidade".

0 #SUPERLINDA faz este post com a pretensa idéia de homenagear Umberto Eco, um dos maiores filósofos da atualidade, romancista e jornalista, falecido em 19 de fevereiro de 2016.
Foto de Umberto Eco entre as prateleiras da biblioteca de sua casa. Foto do site do brasil.elpais.com

Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui) -1- foto da capa do livro Numero Um de Umberto Eco. 2 - Foto conforme descrição.

Um comentário:

Vane M. disse...

Homenagem justa, Raquel, bons profissionais merecem ser homenageados, especialmente em uma era em que notícias podem ser fugazes, equivocadas e o jornalismo merece seriedade. abraços!