terça-feira, 7 de junho de 2016

AS ESFINGES DO JARDIM DE BELVEDERE - VIENA - AT


Conta a lenda...que tocando nos seios da esfinge a mulher se contagia do ar angelical do seu rosto, da maternidade pelo contato com os seios e adquiri a força do seu corpo de leão.

Muito citadas sempre que se lê sobre o jardim de Belvedere, bem pouco ou quase nada se sabe do verdadeiro símbolo das esfinges, colocadas em local de tanta evidência.

Difícil aceitar a sensualidade entrelinhas da lenda, para simplesmente representar uma figura mitológica.

Cabeça de mulher, corpo de leão e asas de águia. Elas são os símbolos do poder e força.

A definição encontrada no dicionário diz que: 

"A esfinge era um monstro alado com corpo de mulher e leão que afligia a cidade de Tebas. 

Primeiramente apresentava aos homens o seguinte enigma? 

Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três? Como nenhum dos homens conseguia decifrar tal enigma, a esfinge os devorava."

Seria uma mulher alada ou uma mulher amada?
A dúvida persiste.  Ou não.

O Palácio Belvedere é visita uma obrigatória em Viena, na 
Austria. Não só pela beleza da construção em estilo barroco do século XVIII, residência do príncipe Eugênio de Savóia, é de especial importância histórica por ter servido como local de assinatura do Tratado de Estado Austríaco de 1955.

Hoje o Belvedere abriga as mais importantes coleções de obras de arte. Monet, Van Gogh incluindo uma exposição permanente do austríaco Gustav Klimt.

Os Jardins de Belvedere, de tão belos, parecem cuidados sob os olhos do dono. Não é de se estranhar, que fosse o lugar preferido do príncipe para passear e ver o pôr do sol com Viena ao fundo.


Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui  1 - Foto do superlinda com a mão sobre o seio direito da esfinge com visão panorâmica do jardim e Viena aos fundos. 2 - Foto das duas esfinges do jardim. 3 - Foto panorâmica do jardim  com Viena aos fundos. 4 - Foto do Palácio Belvedere visto de frente com um grande jardim verde à frente.  5 - Foto aproximada da parte da frente do Palácio, com uma bandeira hasteada colocando em evidencia as esculturas e os detalhes da arquitetura barroca. 6 - Foto do superlinda em frente ao palácio que é pintado na cor branca com as abóbodas verdes e um grande lago artificial na frente.  

Nenhum comentário: