sábado, 15 de julho de 2017

O Prazer de desfrutar HELSINQUE




Essa pouco conhecida Finlândia, já categorizada como um dos países mais insignificantes da Europa no século XX, é hoje um dos líderes mundiais na produção de celulares, na internet de alta qualidade _usada e aprovada_ e na educação.

Uma modernidade tecnológica parece se contrapor a outra sua maior referência. Este é um país repleto de paisagens e lugares bucólicos, lagos, parques, da aurora boreal. 

Seus parques arborizados são um convite para andar a pé calmamente na cidade. Por aqui há 100m2 de área verde por habitante. É a calmaria  na terra da velocidade dos campeões de Fórmula 1, Mika Hakkinen, Keke Rosberg e Kimi Raikkonen.

A passagem do SuperLinda pela Finlândia foi rápida e restrita à capital Helsinque. E, por isso mesmo, sem tempo a perder, desfrutando tudo o que foi possível.

TUOMIOKIRKKO a Catedral Luterana projetado por Carl Ludvig Engel. Um edifício neoclássico com suas verdes cúpulas é o maior cartão postal de Helsinque. 
Foto da fachada e escadaria da Catedral
Foto do orgão da Catedral

Foto do altar da Catedral

IGREJA USPENSKI - Igreja Ortodoxa do Oriente, construção majestosa e imponente com paredes de tijolos vermelhos, vindos da fortaleza de Bormasund em Aland. É um dos maiores símbolos do impacto da Rússia sobre a Finlândia. Com cruzes de ouro nas 13 cúpulas representando Cristo e os doze apóstolos. Sendo que a cúpula central é mantida no ar por quatro pilares de granito monolíticos.   


Foto panorâmica da Igreja Ortodoxa.


Foto do altar da igreja


MERCADO KAUPPATORI - Antigo mercado de peixes com coloridos quiosques que vendem pratos preparados com a pesca do dia. Conhecido pela sopa típica de salmão. Bom e barato. Uma ótima opção para uma refeição ao ar livre.
MERCADO KAUPPAHALLI ( de comida)
Foto do balcão de comidas doces do Mercado

Foto do balcão de geléias, queijos e condimentos do mercado

Foto do balcão de frutas e verduras do mercado

Foto do balcao de carnes e peixes do mercado

Barraca de rua que serve salmão, aliche natural, com legumes feitos na hora.
Temppeliaukon Kirkko ou Igreja de Pedra - Um templo luterano, construída a partir de escavações dentro da rocha. Aos arquitetos, escolhidos por concurso, foi dado como compromisso, preservar o máximo da pedra existente no local.

Foto do interior da igreja, bancos, orgão e paredes de pedra.
Parte externa de pedras

Parte externa de pedras

Entrada da igreja subterrânea como uma gruta


Foto de um nicho de bíblias para os fiéis.


Monumento a Sibelius em homenagem ao músico finlandês Jean Sibelius. Formado por 600 canos prateados, em formato de uma onda. O monumento lembra um orgão de igreja.

Foto do monumento

Escultura de rosto de Jean Sibelius

Uma país de inverno congelante, poucas horas de sol por dia e noites longas.  E por isso mesmo, a população aproveita tudo o que pode dos dias de verão. Os esportes aquáticos no Mar Báltico são muito requisitados. Vale a pena um tour panorâmico neste mar, o de mais baixa salinidade do mundo,  e ver as belezas ao redor da cidade.








vídeo do YouTube sobre a Educação na Finlândia. 

As fotos postadas recebem descrição detalhada para acesso ao deficiente visual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário