domingo, 23 de julho de 2017

O Magnífico Metrô de Moscou



Estação Ploshchad Revolyutsii – Площадь Революции




Um Metrô ou uma Galeria de Arte? Na dúvida, diga apenas que é um espetáculo à parte.

Saber em qual estação você está ou para onde deve ir é impossível para qualquer turista normal. Se perder, lá dentro, seria fatal sem o auxílio de guias de turismo. Não se intimide em pedir esse serviço, mesmo que você domine o inglês, porque todos os nomes estão escritos em alfabeto cirílico.

Aproveite para colocar em prática, se já tem conhecimento, ou para aprender que, em escadas ou esteiras rolantes, não se faz fila dupla. O lado esquerdo deve estar sempre livre para a passagem dos que tem pressa. #ficaadica.

Chamado também de Palácio Subterrâneo, o Metrô de Moscou é conhecido como o mais bonito metrô do mundo. Seus corredores lembram a arquitetura dos palácios dos czares. Escadarias de mármore, esculturas, tetos, pisos luxuosos, todos da época em que o comunismo ainda ditava as regras no país. Lustres e candelabros maravilhosos, arte em mosaicos nas paredes.


Sua construção é de 1935. Sob as ordens de Stalin, os arquitetos, engenheiros e artistas desenvolveram um projeto que passasse ao proletariado, seu maior usuário do serviço, a idéia de que o partido comunista fazia algo pela população. Um local que servia também de refúgio quando os alarmes de ataques eram acionados.
Estação Komsomolskaya – Комсомольская



Estação Novoslobodskaya – Новослободская








2 comentários: