quinta-feira, 6 de julho de 2017

O SuperLinda em MANDROGI - Rússia

Foto de Lucienne Costa. 
       
O percurso entre as duas maiores cidades da Rússia, São Petersburgo e Moscou, por entre lagos e rios, é como andar sobre águas rodeadas por florestas de pinheiros. 

Outro bom motivo, na escolha deste passeio, são as paradas nas cidades ao seu entorno. Uma delas é MANDROGI, que significa "pinheiro sobre o pântano". 

Esta aldeia, como é chamada, ressurgiu a partir de 1996 como um centro de turismo, onde os barcos de cruzeiros fluviais param para visita. O objetivo é conhecer as casas, todas construídas em madeira encaixadas umas nas outras sem o uso de pregos ou parafusos e o artesanato local. Um povoado de artesãos que tecem e bordam, sendo as pintoras das famosas "matrioskas", o seu maior atrativo. 

Dois fatores sempre estão relacionados à história da Rússia. A destruição e reconstrução dos períodos de guerra e o clima congelante. Muito grande territorialmente, os russos sempre procuram habitar lugarejos, morar próximos uns dos outros para se se ajudem mutuamente nas dificuldades dessas situações.

Com Mandrogi não foi diferente. Sua população é de 150 pessoas, porém outras 200 se deslocam diariamente de Posporozhje, a 30 km, para lá todos os dias a trabalho. Para a exploração turística, foram reconstruídas no mesmo estilo arquitetônico, dois hotéis/pousadas, restaurantes de comida típica e as casas da vila de moradores. Uma condição obrigatória para morar em Mandrogi é saber respeitar duas regras: não beber e não roubar. Muitas dessas pessoas vieram da Sibéria em busca de melhor condições de vida.

Durante o inverno, quando a temperatura caí para até 35º graus negativos, os rios e os lagos ficam congelados e com neve de 40 a 50 cm de altura, este passeio é feito de trem.

     
   
 

As fotos postadas recebem descrição detalhada para acesso ao deficiente visual  - 1 -- Foto de uma construção com telhado em amarelo e três dragões sobre ela para espantar os maus agouros. 2 e 3 Fotos das margens do lago mostrando os pinheiros a sua volta. 4 - Foto da casa com telhado em xadrez azul, branco e marrom. 5 - Foto de uma construção na cor escura, natural da madeira, com uma grande escada e torre. 6 - 7 e 8 fotos das mulheres da ilha pintando as matrioskas. 9 - 10 e 11 fotos das casas da vila. 12 - Foto do SuperLinda em frente a uma das casas onde de venda de souvenir. 13 e 14 - Fotos do folder de divulgação da aldeia de Mandrogi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário