quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Vida de Gorda Não É Fofa - III







                                       Banner do Grupo O Nada fofo mundo dos gordos.



Assunto jogado por Lualessi de Pitacos e eu resolvi entrar "na dela". 

Não sei o que é ser obesa, mas sei o que é ser gorda.

Para o gordo, obeso ou não,  não existe cura, existe controle e é para a vida inteira. 

Um difícil e sofrido controle.

Já ouvi vários comentários, inclusive de médicos comparando o vício de drogas com o da comida, e discordo.

Há uns 25 anos parei de fumar e mantenho-me até hoje.

A idéia de que comer seja um vício igual a qualquer droga ou ao cigarro é absolutamente errônea.

Você consegue ficar sem fumar, mas não consegue ficar sem comer.

Por isso é infinitamente pior conseguir "parar" de comer.


Parar de fumar ou usar droga é deixar de colocar no teu corpo aquela substância. 

Ao contrário de comer, quando todos os dias você vai lá e coloca no potinho, chamado "seu corpo" um pouquinho de comida.  

Pegue um copo com água e jogue todo dia uma pitada de soda caústica lá dentro e observe se a água para de borbulhar.

É como se ficasse provocando.

O meu achismo, diz que a única coisa que pode aliviar e auxiliar o controle da compulsão por coisas engordativas é manter o estômago cheio.

De estômago cheio é mais fácil, eu disse mais fácil, o controle. Com fome não há quem consiga e o primeiro avanço é no alimento proibido.

No início da busca pelo controle da compulsão, a quantidade de comida não deve ser o primeiro passo a conquistar e sim o tipo de comida. 

Se você vai comer um pedaço de costela assada, coma cinco bifes grelhados.

Minhas colocações, mais uma vez afirmo, são baseadas em experiências próprias em "achismo". 
Por isto, sem querer fazer propaganda, sem interesse comercial, ganho de bônus, ou qualquer coisa parecida, digo que em termo de método, a Dieta Dukan, é uma excelente opção para o controle da compulsão.





LINK do primeiro post do Vida de Gorda Não é Fofa



3 comentários:

sheyla xavier disse...

Raquel
Vc falou algumas coisas legais mesmo. Mas, é muito difícil parar a compulsão por comida. Ainda não li a respeito dessa dieta e fiquei bem curiosa.

Bjokass

lua alessi disse...

Eu vou ter que voltar pra ler o post de novo que a essa hora os meus neurônios já entraram em fila pra ir pra cama então é capaz de eu ler uma coisa e entender outra...mas vamos lá :)

Olha, eu acho sim que o vício pela comida é parecido com o vício por álcool, drogas, cigarro. Ok que sem comida a gente não vive, sem os outros sim, mas o gordo (não to falando da turma que engordou 10 quilos) já não come mais pra viver, se fosse assim ele tinha uma alimentação suficiente pra manter seu corpo..vivo.
Quando a pessoa chega no estágio da obesidade mórbida ela come como quem bebe, quem fume...come por vício. Como porque não consegue evitar, mesmo sabendo que isso pode matar.

Mas claro que isso é só uma opinião também. A intenção de falar sobre o tema é justamente ir descobrindo as várias possibilidades e opiniões sobre o assunto :)

E Raquel, sobre outra coisa vc disse 'O meu achismo, diz que a única coisa que pode aliviar e auxiliar o controle da compulsão por coisas engordativas é manter o estômago cheio'.

Infelizmente não. Problema da compulsão alimentar ( e aí o achismo é meu pela minha experiência) é que compulsão não tem relação com fome e se não tem a ver com fome, não importa se vc acabou de comer. Pelo contrário, começar a comer parece um gatilho...a gente come, come, come...e continua querendo comer mesmo quando o corpo começa a querer devolver o que a gente comeu.

Essa semana estava vendo um programa e eles estavam analisando o porque do gordo engordar, quer dizer, o que leva a pessoa a entrar nesse ciclo e alimentação exagerada. E tem vários motivos, quase sempre emocionais. Trauma, ansiedade, uma tristeza muito grande, uma desilusão, o mudar de hábitos, como o parar de fumar, por exemplo. Enfim, o excesso de peso tem vários gatilhos, acho que vai ser esse o tema da próxima segunda feira 'Você tem fome de quê?". É, porque é fato: a fome de gordo tem muitos nomes que nem sempre são de alimentos, como esses que eu citei...

Obrigada por contribuir com o tema pro nada fofo mundo dos gordos :)

silvia helenice disse...

Concordo com a Luallessi, podemos equiparar os vícios. E o gordo, nao come apenas para se alimentar, pois se assim fosse, ele passaria o dia comendo alface, agriao, cenouras, mas isso nao satisfaz...seja, vicios (bebidas, alcool, drogas) e gordura, tem a satisfacao em comum. E satisfacao é a parte emocional de nosso cérebro, que está descompensado e pede sempre mais, nos direcionando para uma morte prematura. A dificuldade é alguém, mesmo com a ajuda de um médico, ter uma sintonia fina tao apurada e encontrar exatamente o ponto de ajuste. Este é o meu achismo.