domingo, 5 de julho de 2015

O SUPERLINDA pelo BRASIL - OURO PRETO - MG



O #superlinda pela primeira vez em Minas Gerais.

Ouro Preto foi decretada Cidade Monumento Nacional em 1933 e em 1980 a Unesco a declarou Patrimônio Cultural da Humanidade.

Praça Tiradentes em Ouro Preto MG
No local em que foi construído o monumento a Tiradentes havia um poste onde foi exposta a sua cabeça. A estátua feita de bronze, feita ao mártir está de costas para a então residência oficial do governador.

Há anos, quando ainda o #superlinda não existia, visitei Ouro Preto. Até hoje lembro do sentimento que nos invade ao andar naquela cidade. Parece que circulamos lado a lado entre nossos conhecidos personagens da história do Brasil estudados durante os anos escolares. 
Podemos sair de lá sem a conscientização do que sentimos ou vimos, mas é por pura negação.

Ao ler no site Oficial de Turismo de Ouro Preto, que: 
“Os médiuns dificilmente conseguem visitar Ouro Preto. Talvez sintam a forte carga de energia humana que paira sobre igrejas e casas. Não é preciso ser mais para perceber que não se entra sozinho nesta cidade mineira. Há sempre algo, um vulto que acompanha e sussurra palavras contundentes de amor ou de ódio. Ouro Preto é uma fascinante maquete do que a humanidade produziu”. Entendi, sem ser médium, o que essas palavras traduzem.

Ouro Preto “Seu legado é maior que as fronteiras, sua essência é a própria essência do homem”. Frase do site ouroreto.org.br com texto de Marcelo JB Resende. Colaboradora: Kelly Juliane Dutra (Turismo -UFOP).

                         O#superlinda em frente ao Museu da Inconfidência que preserva a memória da Inconfidência Mineira (1789) com um rico acervo que retrata a sociedade, a cultura mineira no período do ciclo do ouro e dos diamantes do século XVIII, incluindo obras de Manuel da Costa Ataíde e Aleijadinho.


Heloisa amigos que fazem do blog #superlinda, também um blog de viagem.













Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui 1 - Foto com a camiseta do blog em frente ao Monumento de Tiradentes. 2 - Foto em frente ao Museu da Inconfidência.

2 comentários:

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!
Lembro da primeira e última vez que estive na cidade. A primeira fui com a turma da escola e nossa professora de literatura. Estávamos estudando o barroco e alguém teve a ideia de viajar pra lá. Foram 5 hs de viagem para chegar em Ouro Preto e quando isso aconteceu parecia que eu tinha entrado em outro mundo. Na última vez, meu irmão estava estudando em Belo Horizonte - Íamos todos os finais de semana que eu estava lá e no último fizemos uma seresta sentados debaixo do monumento onde fica a estátua de Tiradentes. Grandes lembranças dessa cidade.
Beijus,

Raquel Ramos disse...

É um encanto. Adorei. Beijos Luma