sexta-feira, 4 de março de 2016

PLACAR FEMININO


Elas carregam o PLACAR FEMININO no peito. Este é o nome do blog de "Letícia Demori, 18 anos, tricolor carioca, @letisdemori e Maria Luiza Parisotto, 17 anos, colorada, @mariaalzp. Estudantes de jornalismo e futuras repórteres do mundo esportivo". Assim elas se apresentam no perfil.

Não dá para dizer que seja uma surpresa ver meninas tão jovens à frente de um blog. O assunto esporte discutido por mulheres, menos ainda. Ser estudantes de jornalismo é um fator facilitador. 
Será? Ou não?

R: NÃO. Isso só faz com que mais cobranças por um trabalho de qualidade seja exigido.

Para ser jornalista,  saber escrever é requisito básico. Mas isso não garante, dinâmica, criatividade, agilidade, percepção. 
Analisar o mundo esportivo feminino, sob o olhar da mulher exige muito mais acertos e qualidade do que quando feito por homens. A nós não é permitido errar. Se estamos invadindo um espaço tido, até pouco tempo, como assunto de homem, temos que nos impor pela competência.

Blog é hoje um grande nicho para o jornalista. Sua relevância vai depender de quem está teclando por detrás da tela. Sem capacidade, intuição, versatilidade, critério, talento, o estrangulamento será fatal. Ser blogueira exige um trabalho que tenha um ar de informalidade carimbado, como marca d'agua, de responsabilidade. 

Perseverar com foco na profissão é o maior dos objetos que se pode ter. 
O sucesso de vocês já está em campo. Joguem com empenho, treino, erros e acertos, ouçam os apitos e com ética não invadam a rede, nem queimem na largada. As linhas têm que ser respeitadas. Bola no pé, na mão, na raquete. Pedalem sobre rodas, deem saltos à distância, com vara, façam cestas de 3 pontos, remem, mesmo que seja contra a maré.

Letícia e Maria Luiza, não esqueçam, as maratonas são longas, desgastantes, exigem concentração, assim como a vida. E, só vence quem em momentos de desânimo segue em frente.

Parabéns meninas, minha colegas, com muito orgulho, da Faculdade de Jornalismo. 
Sucesso.


Abaixo Letícia e Maria Luiza falam de sua experiência como blogueiras.

Eu (Letícia) e a Maria Luiza nos conhecemos na faculdade e nos identificamos por gostar de esporte e fazer dele um assunto de cada dia. Eu dei a idéia e ela topou de primeira. Encontrar alguém com o mesmo interesse é difícil. 
Iniciamos em julho de 2015. Criamos, primeiro com apresentação, depois com quadros para o blog. Uns existem ainda hoje. Não esperávamos que o povo fosse abraçar o Placar da forma que abraçou. Esta sendo muito incrível ser reconhecida pelo Blog e nosso trabalho. Nós somos as donas do blog, não temos patrocínio. 
Nossa maior dificuldade é conseguir entrevistas, já que ainda não somos formadas, além do preconceito por sermos mulheres. 
Continuares. Somos insistentes. 

Letícia e eu (Maria Luiza) dedicamos algumas horinhas todos os dia ao Placar. As segunda, terça e quinta feira temos quadros fixos. Segunda falamos sobre mulheres influentes no esporte, chamado “As Brasileiras”. Terça feira é dia de Especial das Olimpíadas Rio 2016 e o Magia da Semana quando falamos de atletas bonitos. Uma estratégia, que esta dando certo, para chamar as mulheres para lerem sobre esporte.
Para 2016 queremos dar ainda mais destaques para as mulheres.Tanto como atletas quanto leitoras. Estamos criando um canal no YouTube para dar nossa opinião sobre esse mundo feminino esportivo. 
Fiquem ligados nas nossas redes sociais, que vamos divulgar lá!
Link do site www.placarfemino.com.br 
Descrição detalhada das fotos para acesso do deficiente visual (para saber mais clique aqui) 1 - Foto de Letícia e Maria Luiza donas do Blog Placar feminino. 2 - Foto de Letícia e Maria Luiza ao meu lado. 3 - Foto da página de hoje do blog Placar Feminino.

Nenhum comentário: