sábado, 2 de maio de 2015

Pão de Casa No Forno a Lenha

Atrás do rancho da casa pintado e colorido de vermelho e amarelo, a novidade é um forno a lenha. 

Acostumada a ver brasa somente feita de carvão em churrasqueira, esta antiga e rudimentar técnica tão fora do comum aos meus olhos foi a estrela do fim de semana. Um forno a lenha construído baseado em conhecimento prático, simples e de funcionamento perfeito.

"O intercâmbio térmico no forno deve-se produzir mediante algum dos procedimentos estudados pela física como transmissores de calor, empregado isoladamente ou em combinação com outros." 

Está é a explicação técnica sobre o forno a lenha. O surgimento que se tem notícia aconteceu a partir do ano 181 a.c. Muito provavelmente, o primeiro deles foi feito por quem conhecia a física por pura intuição. 
O forno a lenha tradicional e dito rústico é geralmente uma construção em barro ou tijolos com uma base lisa. Primeiro coloca-se a lenha para queimar e deixar arder para aquecer o seu interior. Quando o forno está na temperatura adequada, encosta-se a brasa à um canto, limpa-se bem a superfície e coloca-se aí o que quiser assar (pão, bolos,pizza, carne, ou peixe). 
É um forno em forma de cone, com interior aquecido em brasa. A massa colocada lá dentro atinge um ponto de calor certo, cozinha ou assa o alimento para ser consumido. 
O seu Luiz e sua filha Maristela sem a técnica acadêmica ou estudo de física para construir um forno a lenha o fazem com conhecimento de causa. 

Pão de Casa quentinho...

Veja nos vídeos como é feita a remoção da brasa, o tempo necessário de espera para colocar o pão no forno e tempo que leva para assar . 


Vídeo amador.

Nenhum comentário: