quinta-feira, 21 de maio de 2015

AMIGOS VIRTUAIS - RELAÇÃO SINCERA OU ARTIFICIAL?




Este foi o assunto, que por coincidência, conversei nesta semana, com uma amiga dos tempos em que nem se cogitava a existência de amigos virtuais.

Meu comentário foi de que quem tem um amigo virtual nunca está sozinho em casa. Aliás...há relações que podem ir muito além. Mas não é este, o tema. rsrs


Combatida por muitos, sob a argumentação de que com isto, estamos substituindo o contato pessoal pelo virtual, esta é mais uma realidade do mundo moderno.

Eu sou defensora destas relações. Amizade é amizade. Assim como quando você conhece alguém pessoalmente, se identifica ou não, no mundo virtual acontece o mesmo. 

Se você escreve mentiras, fantasia a seu modo o mundo virtual, o problema é seu e certamente este comportamento não se dá só com as amizades virtuais. 

Recentemente postei a desvirtualização ocorrida com Mônica Raouf El BayehJô Turquezza, e Anna Paola Conde amizades que provavelmente eu não teria, não fossem as redes sociais.  

As pessoas com quem você conversa, encontra nos corredores do trabalho, no shopping, ou em festas, são pessoas que você conhece, e nem todas são seus amigos. Na essência você não sabe quem são. Os considera amigos ou menos perigosos do que os virtuais, apenas por conhecê-los fisicamente.

A simpatia e a antipatia existe nos dois mundos. Pessoas mal educadas, grosseiras, que não respeitam o teu espaço ou a tua privacidade, assim como egos exacerbados.

Quantas pessoas conheço e com as quais não tenho outro contato senão o virtual? Entre elas, você minha querida Luma Rosa. Sempre tão serena, ponderada, discreta, que nem ao menos o rosto conheço.

Pessoas que enriquecem meu conhecimento, que usam a camiseta do blog superlinda e muitos deles provavelmente nunca desvirtualizarei. Mas, que terão para sempre um lugar na minha timeline. 

Desvirtualizar sempre que possível. Nunca substituir o virtual pelo olho no olho. Buscar o equilíbrio é o ideal.

Faço este post para participar da Blogagem Coletiva de Ana Paula do blog "lado de fora do coração", que vi a indicação no blog Luz de Luma, Yes Party!. BLOGAGEM COLETIVA é a mais autêntica interação virtual entre blogs e blogueiros amigos.

8 comentários:

Ana Paula disse...

Oi Raquel! Que legal a tua participação!
Penso como você: amizade é amizade! Pode se manter durante muito tempo no virtual apenas ou como tem acontecido, algumas saem da telinha para a o mundo real.
Já vou levando teu link para lá. Beijo!

Raquel Ramos disse...

Oi Ana Paula. Obrigada pela oportunidade. Fazia tempo que eu não participava de uma BC. Foi um prazer. Raquel

chica disse...

Raquel, ficou legal tua participação e é tão bom quando conseguimos ver ao vivo uma das blogueiras que "falamos" sempre no virtual!!! Uma amizade que já pode comprovar diversas vezes, é bem real mesmo! um bjs, tudo de bom,chica

Raquel Ramos disse...

Oi Chica, o bom é que quando a gente encontra alguém com que mantém contato virtual, parece que nos conhecemos há muito tempo. Abraços.

Luma Rosa disse...

Oi, Raquel!
Nem sempre tão serena, nem sempre tão ponderada... mas sempre com um sorriso e um ombro amigo para você!
:)
Beijus,

Raquel Ramos disse...

Beijo querida. De um jeito ou de outro sempre presente.

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Raquel
É tão bom o mundo virtual que vc se esquece de que existe solidão... palavra retirada docoridiano... muitas amizades lindas se criam... que maravilha!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjm fraternal

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida Raquel
É tão bom o mundo virtual que vc se esquece de que existe solidão... palavra retirada docoridiano... muitas amizades lindas se criam... que maravilha!!!
Seja feliz e abençoada!!!
Bjm fraternal